Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nem mesmo a morte - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 8


- Faltam menos de três semestres para o início da próxima edição da famosa VENDÉE GLOBE, prevista para começar em 11 de novembro de 2012.
Como esta é uma das duas únicas regatas de que realmente gosto, decidi reeditar neste blog meu diário da
edição 2008/2009. 

Diário da Vendée Globe

16/11/2008

Enquanto o animado Telmo Moraes coleciona pranchas de surf.
Enquanto o veloz Tuco coleciona vitórias na Copa Pé de Vento.
Enquanto o titânico Torben Grael coleciona recordes de singradura na VOR.
Enquanto o campeoníssimo Robert Scheidt coleciona medalhas olímpicas.
Enquanto o quixotesco (no melhor sentido do termo) Betão Pandiani coleciona ousadas aventuras.
Enquanto o intrépido Aleixo Belov coleciona voltas ao mundo.

Eu, o maluco da canoa alada, além de colecionar agradáveis noites dormidas ao relento, a bordo da minha inseparável "Estrela d'Alva", coleciono extratos, que gosto de partilhar com os amigos. Aqui vai uma dezena deles que pincei, especialmente pra vocês, nas mensagens trocadas entre os 30 concorrentes da Vendée Globe 2008 e suas equipes de terra, em tradução livre, mas sem sacrificar a essência da frase, suponho. De qual, dos dez, você gostou mais, amigo leitor?

"Estou surpreso com a incrível velocidade do pelotão da frente. Não sei como esses caras tem coragem de se arriscar tanto. Toda vez que obrigo meu barco a navegar no ritmo deles, sinto uma enorme aflição e acabo aliviando as escotas ou trocando alguma vela por outra menor."

Jérémie "Delta Dore" Beyou  - 4/11/2008

Tudo que eu queria neste momento, era estar sozinho com meu barco em alto mar, deslizando suavemente sob à luz da lua cheia e ao sabor dos alíseos de bom tempo, como os outros privilegiados. Mas a mão implacável do destino arrancou o mastro do meu veleiro e com ele meu coração. Sonhava dar uma volta ao planeta, mas sucumbi à primeira tempestade. Duro. Sabem o que me espera? Uma tremenda depressão que durará no mínimo três meses.

Kito "Groupe Bel" de Pavant - 13/11/2008

"Ontem à noite eu naveguei um bom tempo lado a lado com minha amiga e compatriota Dee Cafari. Nós conversamos animadamente e ela me contou que os carinhas da equipe de apoio do "Aviva", cada qual mais gato que o outro, tiraram uma foto em grupo, completamente nus e a esconderam no barco dela. Se a noite já não tivesse caído eu ia até lá ajudá-la a procurar a tal foto."

Samantha "Roxy" Davies - 13/11/2008

"O que esperar das próximas horas? Uns vão perder e outros vão ganhar algumas milhas de vantagem, como sempre."

Mike "Ecover" Golding - 12/11/2008

"Porque eu parei de repente de enviar mails pra vocês? Porque o teclado do meu PC caiu numa poça d'água misturada com óleo, durante a tempestade."

Steve "Toe in the water" White - 12/11/2008

"Durante os dois primeiros dias, em vez de correr a regata nós fizermos um terrível curso de sobrevivência no mar."

Unai "Pakea Bizkaia" Bazurko - 12/11/2008

"Eu cambei logo após a passagem da frente fria, e seis horas mais tarde percebi  que o barco estava fazendo água. Inspecionando o casco descobri um buraco por onde a água jorrava como de uma fonte.Imagino que durante a porranca eu bati em alguma coisa. Não me perguntem o quê. Na hora amar estava todencarneirada, caía muita chuva e o nevoeiro era dos mais espessos. Isso no meio de um tráfego marítimo dos mais intensos. Fácil não amigos."

Alex "Hugo Boss" Thomson - 12/11/2008

Durante a noite, o mastro impulsionado pelas vagas dava violentos golpes de aríete no barco. Fui obrigado a cortar os estais e ovéns. Não deu pra recuperar nada. Mastro, retranca, velas... Joguei no fundo do mar o trabalho de mais de um ano de toda nossa equipe. O que poderia ser pior pra um velejador? Talvez nem mesmo a morte. Estou arrasado com este final super infeliz, para a volta ao mundo, com a qual tanto sonhamos."

Yannick "Aquarelle.com" Bestaven - 11/11/2008

"Estou aproveitando este fim de noite menos agitado pra me alimentar e dormir um pouco."

Armel "Brit Air" Le Cléac'h - 11/11/2008

"Queimei um pacote de coringas"

Bernard "Chéminnées Poujoulat" Stamm - 10/11/2008

Bons ventos Altomar. Bons ventos Avecsol. Bons ventos Moloteve/CF.

Fernando "Estrela d'Alva" Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...