EM BRASILEIRO
Pra não dizer que não falei das flores... Pra não dizerem que fico só criticando os lancheiros e motoqueiros de jet ski que infernizam o canal de Itajurú durante o verão, aqui vai uma sugestão do meu amigo velejador Benno Sakumé.
A providência é muito simples, regular o trim da embarcação pra produzir a menor onda possível e em consequência atingir o melhor rendimento, para uma determinada velocidade. Em suma, é bom pro lancheiro, que economiza dinheiro, e é bom pros demais barcos menores, que naveguem perto dele. Leiam o texto abaixo!
O Ajuste do power trim é fundamental para obter o máximo rendimento de seu barco.
O power trim é, provavelmente, um dos controles mais confusos de um barco motorizado e, no entanto, é o que mais pode influir no desempenho. Ele não deve ser confundido com o power tilt, que é simplesmente o recurso de erguer a rabeta quando o barco é deixado flutuando na marina ou conduzido numa carreta. O power tilt apenas funciona quando o motor está parado, enquanto que o power trim ajusta o ângulo da rabeta numa faixa de movimento limitada, porém com a possibilidade de ser modificado em plena carga. Isto tudo pode ser feito com a lancha navegando normalmente.
Quando você usa o power trim, muda efetivamente o ângulo do hélice, alterando seu ângulo de empuxo. Como resultado, o trim do barco proa/popa também é alterado. O uso do power trim também muda a profundidade de imersão do hélice. O uso combinado dos dois efeitos permite otimizar a eficiência propulsiva do motor e também o trim do barco. Ou seja, permite que você alcance o desempenho máximo.
O power trim é encontrado tanto em motores de popa como nos de centro rabeta, e opera por meio de um pistão que empurra a rabeta para dentro ou para fora. Quando ela está totalmente abaixada, o empuxo do hélice encontra-se num ângulo ligeiramente para baixo em relação ao... continua em link-do-texto
- Gostaram do texto de autoria de Dag Pike, publicado originalmente no site nautibras.com.br amigos lancheiros?
- Ótima dica, não?
- Mas se quiserem uma dica ainda melhor do humilde canoeiro aqui, troquem sua lancha por um veleiro.
- Não polui o ar, não polui a água, não cheira mal, é muito mais barato, não faz barulho e melhor que tudo, vai deixá-los em forma.
- Sim, sim, nenhum barco à vela permite que o velejador, que veleja com freqüência, engorde.
- Obeso, gordo, barrigudo, suíno-ventrudo grávido de três, de cinco, de sete, de nove meses, só lancheiro mesmo.
- Velejador assíduo tá sempre em forma!
- Porque?
- Porque o barco à vela é o maior queimador de calorias que existe.
- Sim, sim, nenhum barco à vela permite que o velejador, que veleja com freqüência, engorde.
- Obeso, gordo, barrigudo, suíno-ventrudo grávido de três, de cinco, de sete, de nove meses, só lancheiro mesmo.
- Velejador assíduo tá sempre em forma!
- Porque?
- Porque o barco à vela é o maior queimador de calorias que existe.
- Observem meu amigo Benno Sakumé em ação. Nem uma grama acima do peso. Músculo puro. O outro dia aproximei-me do veleiro dele a bordo da Estrela e ele subiu no mastro em três tempos e lá de cima fez as ótimas fotos da minha canoa alada, que os leitores deste blog já conhecem.
jantar
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