Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pálido Ponto Azul (Pale Blue Dot) - "sugado" do "Física na Veia" de mestre Dulcidio Braz Júnior


Suguei 30% deste ótimo post, do excelente "Física na Veia", do professor Dulcídio, um dos premiados do The Bob's 2010, segundo dizem o mais importante e abrangente concurso de blogs da net. Muito bom, muito bom mesmo. Parabéns a todos que o criaram e administram. Acima, a foto tirada de mais longe, que se tem notícia, do nosso gigantesco/microscópico sistema solar. Gostaram?
Espero que sim. Tudo que publico neste humilde/oceânico blog dedicado à divina MAR, à inteligente VELA e ao sagrado MEIO-AMBIENTE é com o intuito de agradar meus leitores. Quando não alcanço esta boa intenção fico deprimido. Filosofando. Diante de um retrato tão pequenino, a presunção dos supostos poderosos deste nosso ínfimo mundinho não deveria evaporar-se?

Fernando Costa

"Em fevereiro de 1990, quando a Voyager 1 completava a sua missão de visitar e fotografar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, os gigantes gasosos do Sistema Solar, recebeu um comando "especial" da NASA para girar, mirar e fotografar a Terra vista de muito longe, então a 6,4 bilhões de km. A incrível imagem obtida está lá no topo deste post. As linhas coloridas são ilusões ópticas provocadas pela luz solar no sistema de lentes. Sendo menos científico e mais poético, na foto parece que a Terra está suspensa num raio de Sol.
Esta imagem inspirou Carl Edward Sagan (1934-1996) a escrever em 1994 o livro Pale Blue Dot (Pálido Ponto Azul), exatamente o que somos ou parecemos ser vistos de 6,4 bilhões de km de distância. Em 1996, ano de sua morte, em uma conferência, Sagan fez uma belíssima reflexão sobre esta histórica imagem da pequenez da Terra observada de tão longe. Reproduzo-a abaixo:

Pálido Ponto Azul (Pale Blue Dot)

Olhe de novo para esse ponto. É a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem amamos, todos a quem conhecemos, qualquer um de quem escutamos falar, cada ser humano que existiu, viveram as suas vidas. O agregado da nossa alegria e do nosso sofrimento, milhares de... continua em link-da-imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...