Capa do projeto MAR - uma escola de vida
de Nils Ostergren
Salve amigos velejadores
Já lhes contei várias vezes que a pessoa que transformou minha humilde canoa a remo "Estrela d'Alva" em eficiente veleirinho de fortuna foi mestre Nils Ostergren, o papa da vela da Região dos Lagos.
Foi ele também quem me ensinou a velejar da melhor maneira possível.
Com uma única demonstração, paciência e poucas palavras. Quando a Estrela ficou enfim pronta pra navegar, após o reforço do banco de meia nau, a instalação de um mastro de eucalipto, mais um leme, mais uma cana do leme, mais uma vela recauchutada que ele mesmo recortou e adaptou, saimos pra velejar e comemorar com vinho francês, do bom, na lagoinha das Palmeiras. Quando isso? Em 2003. Do mes e dia não me lembro, mas posso pesquisar nos meus cadernos de notas e passar posteriormente esse dado ao mais curioso de vocês.
O que eu gostaria de contar agora é que mestre Nils tinha um sonho que infelizmente não conseguiu realizar. Fundar uma escola de vela na Região dos Lagos. Fico triste quando penso nisso, porque a única coisa que nascemos pra fazer, nesse mundo de Deus e do diabo, é realizar nossos sonhos. O resto é pura perda de tempo e energia. O consolo nos vem, por conta da certeza de que, se mestre Nils não realizou esse sonho em particular, deve ter realizado muitos outros. Saúde master Nils! Uma coisa lhes asseguro, se o projeto de mestre Nils não saiu do papel, não foi por falta de competência, nem de força de vontade de sua parte, mas com toda certeza da estreiteza de visão das autoridades municipais, estaduais e federais a quem ele submeteu seu projeto. Pergunta que lhes faço:
- O que de mais importante e urgente se pode criar numa cidade costeira, antes de uma escola de vela?
Vela que mantém o corpo do velejador no peso ideal, sem impactos ou choques.
Vela que organiza a mente do velejador.
Vela que dinamiza todos os reflexos do velejador.
Vela que ensina a forma mais inteligente de se movimentar no espaço sem poluir o ar, nem a água, nem o som.
Vela que ensina enfim a sobreviver na Terra e no MAR, não com a brutalidade da força, mas com a sutileza da inteligência. Saúde master Nils!
Eu fui estudar vela na França e voltei com a idéia de fundar uma filial dos Glénans no Brasil. Escrevi uma certa carta que enviei a Deus e o mundo.
- Alguém se interessou?
Querem saber o que foi que o presidente de uma insipiente associação de Vela
da região me respondeu?
"- Fernando, prefiro ser cabeça de rato, que rabo de leão!!!"
Entenderam porque nem o projeto de mestre Nils, nem o meu sairam do papel?
Não escrevo isso pra me vingar de ninguém. A vingança é uma faca de dupla-lâmina. Corta o atacado e o atacante idem.
Escrevo isso primeiro porque é verdade e segundo pra tentar alargar os horizontes dos meus poucos leitores. Ligados? Saúde master Nils!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.