Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 19 de setembro de 2010

Mexilhões x pé de vento - diário da Estrela


Vou contar pra vocês os melhores momentos da minha última expedição de sete dias, pro paraíso tropical de Arraial do Cabo. Se as aventuras de um humilde canoeiro a bordo do mais simples dos veleiros, pode interessar-lhes, leiam.
Velejei, um, dois, três dias consecutivos, mais de cinco horas por dia, entre a ilha de Cabo Frio e o continente. Isso com vento médio de SE e swell avantajado de NE. A “Estrela d’Alva” parecia uma grande e nervosa prancha de surf debaixo dos meus pés. Ficava brincando de me aproximar orçando dos baixios. Jogo perigoso, amigos. As ondas cresciam repentinamente de tamanho produzindo aquele ruído ensurdecedor de arrebentação, que faz os pelos do corpo da gente se eriçarem todos à uma. Sobrevivemos no entanto à ousadia, eu e minha inseparável “Estrela d’Alva”, com o sangue inflamado de adrenalina. A mais saudável das drogas deste mundo de deus e do diabo, metade pra cada um. A poderosa adrenalina, amigos, faz a gente sonhar acordado. Faz a gente sorrir infantilmente. Faz a gente relaxar após um longo período de tensão. Faz a gente dormir, mais tarde, o melhor sono do mundo.

 foto - Simone Albuquerque

ADRENALINA
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático, secretado pelas glândulas supra-renais. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.
Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo, a adrenalina aumenta a...
continua em:

Quer um bom conselho amigo velejador? Troque de vício, se infelizmente você tiver algum. Troque o álcool ou o cigarro ou a maconha ou a cocaína pela poderosa adrenalina. Vai por mim! Medo de morrer afogado na MAR? Tenha medo não. Netuna detesta matar velejador. Porque? Porque o barco à vela é o brinco da MAR. Isso mesmo, brinco, adorno, jóia, enfeite. O barco à vela é o mais belo enfeite da divina MAR. Uma enseada de MAR sem barco à vela, é uma bela mulher com o pescoço, os dedos, o umbigo, os pulsos e as orelhas nuas. Não deixa de ser bonito mas... Ih, a "Estrela d'Alva" é o brinco predileto da Costa do Sol. É o que ela mais usa. 112 dias só este ano. Ligados?


-         Cruzei em Arraial do Cabo com os dois únicos barcos à vela inventados ( LowTech ) de Cabo Frio: a canoa havaiana a remo, à vela e agora também a motor!!! do Hugo Sanches e a canoa à vela e a remo do Paulo Paes. E foi em companhia deste último + do seu filho Pedro + do Pedrinho dos Caiaques, que vem liderando a classe dingue na Copa Pé de Vento, que saboreei um dos mais deliciosos jantares da minha vida, à beira da praia dos Anjos. Curiosos pra conhecer o cardápio? Mexilhões, amigo velejador. Gosta? Só mexilhões dos grandes. Grandes e carnudos. Carnudos e suculentos. Suculentos e frescos. Grandes, carnudos, suculentos e recém colhidos numa das esculturas subaquáticas do Paulo Paes, que é artista multimídia e velejador apaixonado, pela mesma mulher que todos nós amamos. A divina MAR. Saboreamos com indizível prazer aqueles deliciosos mexilhões, cozidos sem água, sem sal, sem alho, sem cebola, sem tempero algum e no entanto deliciosos. Obrigado pelo convite PP. Obrigado pela invenção do saboroso mexilhão sábia e gentil mamãe Natureza. Já percebeu, amigo velejador, que o mexilhão é parecido na forma, no cheiro, no gosto e eventualmente na cor com a.... com uma... não, não, nada não. O assunto é agradável, mas não é assunto que se comente abertamente numa newsletter. Passemos adiante.


Escapei por pouco da fúria não anunciada, nem pela buoyweather.com, nem por windguru.com, nem pelo CPTEC, do irado Éolo que entrou rachando em Arraial do Cabo, por volta das dez horas de domingo, dia 3/8/2008. Sabem o que buoyweather.com previu para aquele dia de manhã? Não? Minutinho que vou copiar do meu celular: 3/8 – Verd - WNW  5 to 7 / NE 5 at 8. Normalmente buoyweather.com erra pra mais, desta feita errou pra muito menos e eu, mais minha querida “Estrela d’Alva”, que vínhamos voltando pra Cabo Frio, com a bela vela grande da Cognac Velas toda em cima, quase dançamos.
Sabem o que na realidade rolou? Um pequeno tufão vindo de SW com violentos 25 nós de força e rajadas de mais de 30 nós.  Meu amigo e colaborador Evandro Lopes que estava velejando de windsurf na lagoa de Araruama confirmou.  O canoeiro Serjão do “Atalho” de Cabo Frio confirmou.
Deixo aqui um grande abraço pro Bagú do “Farol do Atlântico” de Arraial do Cabo, com meu muito obrigado pela força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...