Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 5 de setembro de 2010

O pior dos infernos - "Home"(2009)***** - filme


Boa tarde amigo visitante!

Já viu "Home"(2009) de Yann Arthus-Bertrand? Sim? E "Océans"(2010) de Jacques Perrin & Jacques Cluzaud? Idem?
Gostou mais de qual? Sabe? Acabei de rever "Home", mas de "Océans" só conheço alguns extratos...


Acredito que depois de ver "Océans" na íntegra vou gostar mais dele, que de "Home", por causa da minha infinita paixão pela divina MAR. "Home" também fala da MAR?


Mas "Océans" trata única e exclusivamente da MAR imensa. Como ambos os filmes são técnica e artisticamente excelentes concluo que gostarei mais de "Océans" que de "Home".


Mas isso é uma suposição. O certo é eu só comparar "Océans" com "Home" após tê-los visto ambos inteiros. Mas quem precisa ver um filme até o fim, pra saber se gosta dele? Outra questão. Faz sentido comparar duas obras tão distintas?


 Seja como for, falemos apenas de "Home". Não muito, pra não reduzir a curiosidade do amigo leitor que ainda não o assitiu.


Gosto de "Home" por três razões evidentes:

- A beleza estonteante da "fotografia" do Yann Arthus-Bertrand, que eu já conhecia da sua colossal exposição "A Terra Vista do Céu", que tive o privilégio de ver, acreditem se quiserem, em Paris, no ano 2000. Jamais esquecerei daquelas magníficas imagens, magníficas em tamanho e em qualidade, expostas ao longo da calçada do Jardim de Luxembourg.


- A originalidade e consistência do roteiro, de autoria de Isabelle Delannoy, Yann Arthus-Bertrand, Denis Carot e Yen Le Van. Só acho que se o texto fosse reduzido à um terço do total, o filme tornar-se-ia tres vezes mais poderoso. Menos é sempre mais.


- O ponto de vista escolhido por Yann Arthus-Bertrand: " à vol d'oiseau", como dizem os franceses. Uma altura suficiente pra se ver um homem do tamanho de um gafanhoto. Na minha fantasia esta visão fantástica coincide com o modo de olhar dos anjos compassivos de "Asas do Desejo" de Wim Wenders, que por sua vez coincide com o ponto de vista flutuante de vários sonhos que tive ao longo da minha vida. Sempre sonhei que estava voando sem asas...


Mas o filme tem outras qualidades, que deixo os amigos leitores descobrir.
Curiosidades sobre o filme:
- A versão curta, em francês, para a TV e DVD são narradas pelo
próprio Yann Arthus-Bertrand.
- O filme foi divulgado gratuitamente na internet em francês, inglês,
 espanhol, alemão e árabe.
- Foi o primeiro filme a ser lançado em 181 paises, em todos os meios de comunição disponíveis, o que ocorreu à meia noite do dia 5 de junho de 2009.

Vou confessar-lhes agora minha mais nova fantasia. Gostaria de ser amigo pessoal do diretor do filme, pra dar-lhe um abraço apertado a título de cumprimento e minuto seguinte pedir-lhe que me filmasse circunavegando três das minhas ilhas-fetiches, aqui da Costa do Sol (Âncora, Comprida e Cabo Frio), isso a bordo da minha minúscula "Estrela d'Alva", é lógico. Às vezes nem eu mesmo acredito que já circunaveguei todas as vinte. E vocês, acreditam?


Último racioncínio sobre "Home". Se metade das informações contidas no balanço final do filme forem verdadeiras, o futuro da Terra será o pior dos infernos, apesar do otimismo não convincente de sua conclusão. "É tarde demais pra ser pessimista?" Quem sobreviver verá!

"Home" (2009) - Trailer em francês
http://www.home-2009.com/us/index.html

http://www.yannarthusbertrand.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...