Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Confesso publicamente que... - construção do Alegria

estudo para a pintura do costado do "ALEGRIA"

Bom dia colegas marujos

Já disse várias vezes a vocês do meu entusiasmo pelo pequenino "Alegria", bote de apoio, dublê de catboat para iniciação à vela, para garotos pobres como eu fui e continuo sendo. Projetado, desenhado e construído por mim, com a ajuda de mestre C. R. mais seus alunos Fabiano, Nilza e Washington.
Aprendi e continuo a aprender muita coisa importante com mestre C. R. sobre arquitetura naval, mas apesar de ótimo ele não foi meu único professor, durante a parte do curso que acompanhei.
Escondido, encurvado, às vezes agachado por trás de mestre C. R. havia outro excelente mestre.
-Adivinhem qual e pago-lhes um suco de açaí de 200 ml, no centro de Cabo Frio, mais tarde.
- Porque só 200 ml?
- Pra vocês continuarem apaixonados pelo suco de açaí, tanto quanto eu.
Princípio: a gente nunca deve saciar-se daquilo que gosta muito.
Namorada, "desgustada" em excesso, vira esposa.
E então adivinharam o nome do segundo mestre de arquitetura naval, que escondidinho por trás de mestre C. R. ensinou-me tanto ou mais que ele?
- Dou-lhes uma, dou-lhes duas, dou-lhes três. Perderam o suco de açai!
Resposta correta: - Mestre ERRO.
O método de ensino de Mestre ERRO é duro, é rigoroso, é caro em tempo e dinheiro, mas é muito eficaz.
Recomendo-lhes com entusiasmo!
Cometi uns cinco erros graves durante a construção do pequenino "Alegria", mas publicamente, só confessor um. Porque se eu confessar todos 5 (cinco), meus detratores multiplicarão esse algarismo 5 (cinco)  por 10 (dez) e dirão por aí que em vez de apenas 5 (cinco), cometi 50 (cinquenta) erros.
Calúnia amigos. Calúnia é o nome do crime mais cometido atualmente no Brasil. Crime impune. O indivíduo se aproxima de você. Faz-lhe uma proposta indecorosa. Você recusa. Ele se vinga de você através da calúnia. Conta mil inverdades a seu respeito pra deus e o mundo. De repente a cidade inteira torna-se-lhe hostil. Porque? Por culpa da impune calúnia. Terrível! Mas deixemos isso de lado, que é cedo pra assunto tão desagradável.
Bem, o único erro, que confesso que cometi, durante a construção do Alegria, foi cortar as cavernas, sem deixar espaço para o encaixe das tábuas do costado.
- Consequência nefasta?
-Fui obrigado a descolar e desaparafusar todas as cavernas, cortar 2 centímetros de cada uma, depois re-colar, depois re-alinhar, depois re-aparafusar uma por uma, todas as seis cavernas. Maldito re-trabalho!
- Resultado? Tristeza profunda. Tristeza profunda que virou ALEGRIA efusiva, quando me dei conta que os ensinamentos de mestre Erro, são como a primeira velejada, a gente nunca jamais esquece.
Porisso que mandei, faz pouco tempo, um e-mail pra mestre C. R. dizendo mais ou menos assim.
"Professor ideal é aquele que "sabe tudo", mas induz seus alunos ao maior número possível de erros."

Grande abraço mestre C. R.! Grande abraço mestre Erro!

Do maluco da canoa alada

2 comentários:

  1. ERRAR faz parte! O erro é constituinte certo na receita do aprendizado. Tão importante quanto errar é não repeti-lo.
    Quero ver o fruto deste trabalho.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. De pleno acordo amigo Felipe! Vou sim, vou mostrar com prazer o pequenino "Alegria" pra você no próximo fds, aqui em Cabo Frio. Mas por favor, dê um bom desconto. Sabe como é pai de primogênito, não sabe? Exagera sempre quanto às qualidades do recém nascido. Vide a fábula da mãe-coruja!

    A coruja e seus filhos.

    Fizeram a paz a coruja e a águia, e reciprocamente juraram não ofender aos filhos de cada uma das altas partes contratantes:
    "- Conheces os meus filhos?” perguntou a coruja à águia.
    — Não, mas se mos queres dizer como são, saberei reconhecê-los, e poupá-los.
    “- Pois sim, presta atenção; meus filhos são lindos, engraçados. Oh! como são engraçadinhos e bem feitos! são uns primores”. A águia tomou nota; daí a dias, estando a caçar deu com um ninho. Nele estavam dois horríveis filhotes, tristonhos, mal feitos, de cor, de piar que metia medo.
    “- Não são estes por certo os filhos da minha amiga”, disse a águia e os foi papando. Nisso acode a coruja:
    “- Assim respeitas a fé jurada? mataste os meus filhos!”
    - Teus filhos! disse a águia admirada; esses monstrozinhos nada tinham de lindos, nem de bem feitos e menos de engraçadinhos.

    MORALIDADE: A ternura materna não vê as imperfeições dos filhos, e substitui-lhes belezas e graças que lhes negara a natureza.

    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/fabulas.html#100

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...