Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Saga de um campeão" - livro



SAGA DE UM CAMPEÃO

" No leito do hospital, entre a vida e a morte, eu ainda pensava como atleta."

Lars Grael

Sinceramente? Lamentei o fato do Lars Grael não ter conseguido bater o Robert Scheidt durante a Seletiva Brasil de Vela 2008, para os jogos de Pequim. Não que eu não goste do Robert. Pelo contrário, o Robert é um dos meus heróis-velejadores favoritos. Meu e de todo mundo. Achei incrível, realmente incrível, a meteórica e brilhante passagem dele da classe Laser para a Star. Tornando-se “imediatamente” campeão na segunda, após ter sido campeoníssimo na primeira. Surpresa fora do comum! Performance ímpar. Façanha talvez mais incrível que o seu longo e vitorioso império na classe Laser. Octacampeão mundial. Mas o Lars Grael passou além, muito além do Bojador e consequentemente da dor, quando conseguiu com uma perna só, ameaçar de muito perto essa mais recente vitória do grande Scheidt.

Bem, o Robert ganhou e vestirá com todo mérito as cores verde e amarelo nas próximas olimpíadas. Mas pra mim o grande campeão brasileiro da Star atualmente chama-se Lars Grael. Vice-campeão ( da seletiva ) com perna amputada é na minha concepção, o único e verdadeiro campeão. Durante a olimpíada prometo torcer com fervor para o Robert, mas sonhando secretamente, confesso, que no lugar do Robert estivesse o hercúleo Lars.

Assunto correlato. Rousseau escreveu no seu EMÍLIO ou DA EDUCAÇÃO que o “ROBINSON CRUSOE” de Daniel Defoe é o único livro que as crianças deveriam ler até os 12 anos de idade. Eu digo que o livro que todo brasileiro deveria reler uma vez por ano, em qualquer idade, é SAGA DE UM CAMPEÃO de Lars Grael. Se eu fosse em vez de Fernando Costa, o Fernando Haddad, atual ministro da educação, mandaria distribuir gratuitamente este indispensável tratado de auto-superação entre todos os estudantes brasileiros.


- Porque? O amigo leitor perguntou porque? Pra que todos aprendam, prezado leitor, entre outras coisas importantes, a eliminar do seu dicionário pessoal a palavra IMPOSSÍVEL. Concluindo. Depois que o admirável Lars Grael, com uma perna só, ameaçou de muito perto a vaga do todo poderoso Robert Scheidt e suas duas belas pernas, na Star, nada, absolutamente nada é impossível ao homem determinado, que luta com paixão pela causa que abraçou. Concordam?

Fernando Costa

Newsletter n° 04 de 20 de fevereiro de 2008 do Projeto Estrela d'Alva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...