Ainda não entendi porque, amigos, mas vários velejadores que conheci, demonstraram antipatia pelo grande Amyr Klink. Eu ao contrário declaro-me seu fã entusiástico, embora não o conheça pessoalmente.
- Porque?
Ora por três razões, primeiro por que ele (Amyr Klink) é o maior velejador solitário brasileiro de todos os tempos. Entenda-se velejador solitário como o mais ousado e moderno dos velejadores, pois que dos 6 000 anos que o bicho-homem navega sobre a MAR, há pouco mais de 100 anos que consegue fazê-lo em solitário. Tem idéia do quanto precisamos evoluir pra conduzirmos um veleiro de grande porte em solitário, amigo velejador?
* Segundo, por ele (Amyr Klink) ter-me ensinado muita coisa interessante sobre a divina MAR, os barcos, a navegação e a vela, através de três dos seus ótimos livros, que tive o prazer de ler.
** Terceiro por ele (Amyr Klink) ter despertado em mim o amor pelas canoas brasileiras em geral e pelas aventuras marítimas originais, fruto de uma fantasia pessoal do navegador, em particular.
***Precisa mais? Precisa? Se precisar possuo outros argumentos importantes, para encarecer a figura do, repito, grande Amyr Klink.
Em sua homenagem aqui vai a...
Lista cronológica das façanhas oceânicas que realizou relatadas nos livros "Cem dias entre céu e mar", "Paratii - entre dois polos", "Mar sem fim", "As janelas do Paratii" e "Linha d'Água".
1984 - Travessia do Atlântico sul a remo e em solitário.
1989/91 - Invernagem na Antártica em solitário a bordo do Paratii e posteriormente percurso de 27 mil milhas entre a Antártica e o Ártico.
1998 - Circunavegação da Antártida ao longo de 79 dias em solitário.
2002 - Conclusão da etapa experimental do projeto Viagem à China que prevê a volta ao mundo por uma rota nunca antes percorrida.
2003/4 - Reedição da circunavegação da Antártida em companhia de cinco tripulantes a bordo do Paratii2.
Extrato da newsletter nº 2 de 5/6/2009 - projeto "Estrela d'Alva"
Caro Fernando, pra mim, veleiro com mastro sem estais não e veleiro, hahahahaha.
ResponderExcluirGrande abraço.
Prezado Celso
ResponderExcluirE pra mim barco a motor nem chega a ser barco, he he he he!
Grande abraço!
Como sempre, esta coberto de razão.
ResponderExcluirGrande abraço.
- Sabe o que eu queria amigo Celso?
ResponderExcluir- Que o petróleo acabasse hoje.
- Imagina que beleza, voce sair pra MAR amanha e so cruzar com barcos a vela.
- Nada de marola violenta!
- Nada de barulho!
- Nada de cheiro de diesel queimado, o pior cheiro do mundo.
- Nada de correria...
- Pra que atravessar a MAR a toda veloc, pra chegar logo ao porto mais proximo, se viver na MAR e cem vezes melhor que viver em terra?
- Hein?
- Ótima dica Norton!
ResponderExcluir- Acabei de assitir este episódio que você sugeriu.
- Quando tiver outras dicas assim, das boas, favor publicar neste nosso blog dedicado à divina MAR, ao inteligente BARCO À VELA e ao sagrado MEIO-AMBIENTE.
- Minha forma de energia favorita é a eólica e meu veículo ideal o BARCO À VELA.
Pelo que andei olhando, toda semana eles estão publicando um episódio novo naquele canal :)
ResponderExcluir- Bom saber disse Norton!
ResponderExcluir- Ei, tive uma idéia óbvia, vou publicar neste blog todas as "chamadas" (micro-vídeos de 1 min e 1 s que encontrei no Canal do grupocpflenergia).
- A produção de energia é um dos assuntos mais importantes do momento.
- Em especial quando se trata de energias limpas e renováveis.
- Única forma de salvar o planeta do caos futuro, já várias vezes anunciado.
- Um abraço Norton e não se esqueça da partilhar conosco tudo que encontrar na net de importante sobre MAR, BARCO À VELA e MEIO-AMBIENTE.
- Passa o link pra mim que partilho com todo mundo.