Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sam Davies, a mais brasileira das inglesas - Diário da Vendée Globe - 13º dia - 23/11/2012








Samantha Davies, a namoradinha da Vendée Globe.- Les Sables d'Olonne - novembre de 2012 - foto de Fernando Costa

..................

Mesmo após ter sido alijada da Vendée Globe, a campeã mundial de simpatia, Sam Davies continua a roubar a cena da regata. Já escrevi isto, mas repito, que pena, amigos, que imensa pena termos perdido a companhia dessa charmosa inglesinha. Inglesinha é afetivo dos mais respeitosos, viu princesa Sam ? Boa sorte na sua
viagem de volta a Sables d'Olonne, onde pretendo dar-lhe de presente-prêmio uma humilde bandeirola da minha querida  e pequenina "Estrela d'Alva". Espero que você a aceite, não por ser a única mulher a disputar essa hercúlea prova, mas por ter feito, na minha humilde opinião, os mais criativos vídeos e fotos da edição anterior da Vendée Globe. Bons ventos, saúde, tudo de bom. :) Impossível não sorrir, amigos, diante de Sam Davies, a mais brasileira das inglesas. Mas os franceses a chamam de a mais francesa das inglesas. Todo mundo quer, todo mundo gosta, todo mundo adora Sam Davies. Se o "Paradoxo nº 1 de Slocum" tivesse sido respeitado, aposto com vocês que ela ainda estaria viva na regata.



Chaterine Chabaud estava presente à Vacation Radio de hoje. Sabe quem é Catherine Chabaud não amigo leitor? Vou traduzir da Wikipedia especialmente pra você dois tópicos importantes de sua biografia. Leia!
Primeiro - quatorze travessias do Atlântico, sendo quatro em solitário.
Segundo - Duas participações consecutivas na Vendée Globe (1996 e 2000). Satisfeito ou quer mais?

Alain Gautier, que imprimiu suas mãos na calçada da fama aqui de Sables d'Olonnes também participou da Vacation Radio de hoje, ele que venceu a Vendée Globe que começou em 1992. No mais o pelotão de frente da regata, ultrapassou o Equador, mergulhou no hemisfério sul, aproximando-se da costa NE do nosso amado Brasil, percorrendo mais ou menos a mesma rota que levou Pedro Álvares Cabral a nos descobrir há 512 anos.


http://www.vendeeglobe.org





CURIOSIDADE 1 – Melhor escola pra velejadores solitários

Se o amigo leitor pensa em tornar-se velejador solitário, saiba que sua melhor escola será acompanhar a incrível, fantástica, extraordinária Vendée Globe, dia após dia e é exatamente isso que tenho aqui em Sabç. Ligado?



CURIOSIDADE 2 – Comparando...

a primeira regata de volta ao mundo em solitário (1968-9), sem escalas e sem assistência, com a atual edição da Vendée Globe (2012-13), lembrei-me, que Bernard Moitessier fez o que nenhum dos atuais super-marujos-solitários pretende fazer. Tangenciar nossa ilha da Trindade.

CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...

"Não sei se vocês ainda se lembram, mas há quatro anos atrás eu comecei assim a décima segunda página do meu diário da Vendée Globe: 
Aprendi, amigos, lendo um dos livros do grande Amyr Klink, ( talvez o mais ousado e bem sucedido navegante solitário brasileiro ), que todo velejador deve conversar bastante com velejadores mais experientes, de preferência a bordo de seus próprios veleiros. Foi isso que ele sempre fez, em especial no início do seu aprendizado marítimo, e é isso que não paro de fazer desde que aprendi com ele, este importante e óbvio princípio.
É claro que quem não sabe, precisa aprender com quem sabe. É evidente, que como experiência não se inventa, quem tem pouca ou nenhuma tem de aprender com quem tem muita experiência. 
Pena que comecei a aprender a velejar tarde demais... Porque como a arte de velejar é múltipla e infinita quem a estuda mais tempo, ignora menos. E quem ignora menos, lógico, comete menos erros. E veleja melhor e consequentemente chega ao seu destino, o cruzeirista que não comete erros fatais. E veleja melhor e consequentemente ganha a regata, o concorrente que comete menos erros. Porque não cometer erros a bordo de um barco à vela, todos sabem, é humanamente impossível."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...