Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Porque a Inglaterra é um navio - Diário da Vendée Globe - 12º dia - 22/11/2012




O inglês Mike "Gamesa" Golding, acaba de cruzar pela 22 ª vez, a linha imaginária do Equador Terrestre. Este sim, é um verdadeiro lobo da MAR! - Les Sables d'Olonne - novembro de 2012 - foto de Fernando Costa





Estou feliz amigos, bastante feliz. Porque? Porque após 20 dias morando em terra... Numa bela terra, diga-se de passagem. Les Sables d'Olonne, na costa leste, perdão, na costa oeste da França. Mas, apesar de toda beleza da parte terrestre de Sables d'Olonne, como vocês já sabem, pra mim a melhor casa é e será sempre um veleiro e a casa mais bonita e confortável do mundo, a casa da minha simpática amiga
Agnes, por exemplo, o pior veleiro. LoL! "Merci beaucoup" por tudo gentil Agnes e por favor não se ofenda com meu irreverente "jeu de mots". :) 


 Mas como eu lhes dizia, após vinte dias morando em terra, na bela Sables d'Olonne, voltei a morar a bordo de um barco à vela. Qual? O simpático veleiro que comecei a comprar ontem. Por essa nem eu, que acho tudo possível, neste mundo de Deus e do diabo idem, esperava. Mas é verdade que já estou morando a bordo do "Doliceyou", atracado ao Port Olonna, a apenas 100 metros do famoso, do histórico cais de onde os cascudíssimos super-marujos-solitários da Vendée Globe partem pra circunavegar o planeta Terra, sem escalas, sem assitência, passando pelos três míticos cabos Boa Esperança, Leewin et Horn. Obrigado M. Colas, obrigado M. Poupin. Os senhores foram, todos dois, super-gentis comigo. 


Mas falemos da Vendée Globe, e não mais de mim, que eu sou uma humilde tartaruga nesta magnífica festa no céu. Ontem tive o prazer de assitir a Vacation Radio inteira, confortavelemente instalado no Point Info da Prefeitura de Sables d'Olonne. O grande Yves Parlier compareceu, o simpático Yann Eliès que nasceu de novo durante a última edição da Vendée Globe, idem. Os entrevistados do dia foram Jérémie Beyou, Betrand de Broc (que leva os nomes da minha humilde canoa alada, "Estrela d'Alva", mais o do nosso mui amado Brasil impressos sobre o casco do seu bólido alado), Arnaud Boissières, Javier Sansó, mais o líder absoluto da regata, há mais de três dias, Armel Le Cléac'h e um dos grandes favoritos pra vencer pela primeira vez "O Everest dos Mares". Mais informações sob forma de texto, fotos e vídeos, vocês encontrarão no site oficial da regata mais bela, ousada e radical do mundo. A única que amo do fundo do peito.

http://www.vendeeglobe.org






CURIOSIDADE 1 – Lobo da MAR

O grand Mike Golding, pasmem, amigos, cruzou o Equador pela vigésima segunda vez. Portanto quando, a partir de hoje chamarem algum marujo de "lobo da mar", peçam antes licença a mestre Golding, o pequeno-grande inglês do "Gamesa". A propósito, lembrei-me dos belos versos de Castro Alves, no poema que os brasileiros mais amam, " O Navio Negreiro". 


"O Inglês — marinheiro frio, 

Que ao nascer na MAR se achou, 
(Porque a Inglaterra é um navio, 
Que Deus na Mancha ancorou), 
Rijo entoa pátrias glórias, 
Lembrando, orgulhoso, histórias 
De Nelson e de Aboukir..."



CURIOSIDADE 2 – Comparando...

Não sei se vocês, que adoram velocidade na MAR perceberam, mas o recorde de melhor singradura entre Sables d'Olonne e o Equador Terrestre, de 10 dias, 11 horas e 28 minutos, estabelecido pelo veteraníssimo Jean Le Cam no ano 2000, durante a quarta edição da Vendée Globe, permanece intacto, apesar da grande evolução conquistada pelos open 60 nos últimos 12 anos.




CURIOSIDADE 3 - Há quatro anos atrás...

Não sei se vocês ainda se lembram, mas há quatro anos atrás eu comecei assim a décima segunda página do meu diário da Vendée Globe: 



"O francês Loick Peyron, velejador famoso por velejar bem qualquer tipo de barco, seja ele mono ou multicasco, de pequeno ou grande porte, low ou hightech está feliz, comemorando seu sétimo dia na liderança absoluta da prova, apesar dos ventos fracos do "pot-au-noir". (1° lugar)

   
O francês Jean-Baptiste "Maisonneuve" Dejeanty, o duplo lanterninha, descendente de pescadores do Mar do Norte e guia do primeiro e até o momento único open 60 contruído no Brasil, está feliz com sua longa velejada de 430 milhas em 24 hs, cheia de deliciosas e emocionantes surfadas. (26°e último lugar) 


O francês Michel "Foncia" Desjoyeaux, vencedor da quarta edição da Vendée Globe, está feliz com sua incrível escalada, ele que foi obrigado a regressar ao porto de Sables d'Olonne, para conserto do barco e portanto esteve em último lugar, já vem ameaçando de perto Steve "Toe in the water" White.(18° lugar)"

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...