Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

(08/02/2009) - A beleza de ser um eterno aprendiz - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 91






91º dia

vendée globe

a beleza de ser um eterno aprendiz

“Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz”/Gonzaguinh a

Salve amigas e amigos velejadores

Trilha sonora da mensagem:

http://www.youtube. com/watch? v=LD8HDta7Z_ 4

>>>>>O outro dia disse a vocês que não sabia porque o Armel Le Cléac’h me lembra o piedoso macaco calígrafo das MIL E UMA NOITES.

Bem... depois de muito pensar a respeito descobri porque.

Porque à semelhança do tal macaco ( que na verdade era um
homem sábio, letrado, inteligente e virtuoso transformado em macaco por um perverso ifrit ) o Armel é um homem piedoso, apesar de jovem. Piedoso no sentido de devoto respeitador das coisas religiosas.

>>>>E o nome da igreja do Armel é “PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE DO VELEIRO”, cuja doutrina é oposta à irada seita fanática do “OU VAI OU RACHA”.

>>>Em verdade eu vos digo, Armel Le Cléac’h, apesar de ser o mais jovem sobrevivente dos 30 cascudos sailors que partiram de Sables d’Olonne às 13 h 02 do dia 9/11/2008, com a pretensão de dar uma volta ao mundo sem escalas e sem assistência foi o que melhor soube poupar seu Open 60 “Brit Air” e só por isso já mereceria este surpreendente segundo lugar, que acaba de conquistar, e que suponho, o Marc Guillemot não tem mais condições de ameaçar, apesar do seu crédito de 71 horas.

>>Armel Le Cléac’h que declarou numa das vacation radio de que participou ao longo da regata : “Já aprendi bastante, mas só penso em aprender mais...” também me lembra um aprendiz de feiticeiro bem sucedido, que ao contrário do impagável ratinho Mickey do meu desenho animado preferido, faz tudo que seu mestre manda a ponto de... a ponto de seguir-lhe as pegadas uma por uma e no final, superar o próprio mestre. Estamos falando, é lógico, de Vincent Riou na esteira do qual Armel colou até o cabo Horn.

>Imagino que foi em homenagem ao Armel Le Cléach que o Gonzaguinha escreveu:

“Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz”

http://www.youtube. com/watch? v=4-N5P2geaO4&feature=related


>>Extratos da longa entrevista coletiva que o ex-peixinho, atual peixe-grande Armel “Chacal” Le Cléac’h concedeu à imprensa hoje de manhã. Como minha tradução é sempre livre, aconselho os amantes da verdade a acessarem o excelente site da regata:

http://www.vendeegl obe.org/fr - O título da matéria a que me refiro é LES MOTS D’ARMEL.

“- Mamãe tava preocupada comigo, porque minha comida acabou e passei as últimas 48 em completo jejum. Eu que sou o que mais come lá em casa.”

“ – Atingi meus três objetivos principais que eram os seguintes: - Velejar com elegância, priorizar a segurança e completar o percurso da regata.

“ – Estou triste por Bilou ( Roland Jourdain ) ele merecia subir no pódio.

“ -  Vivi nestes últimos quatro dias os piores momentos da regata. Ventos de 50 nós com ondas de sete metros. Dose pra leão.

“ – Tudo que eu sabia sobre o oceano austral era de ouvir falar. E o maior tempo que já havia passado só na mar havia sido de 21 dias. Tinha medo de não conseguir segurar a onda.”

“ – Li o “Longo Caminho” de Moitessier ao longo da minha volta ao mundo a par e passo. Quero dizer que, por exemplo, li o que ele escreveu sobre sua passagem do Cabo Boa Esperança, quando eu próprio dobrei o Cabo Boa Esperança. No final, quando ele jogou a toalha, fiquei tentado a fazer o mesmo, mas cadê a coragem? Cadê o desejo? Cadê o elã? Moitessier foi Moitessier. Eu sou apenas Armel Le Cléac’h. “Mémel” pros íntimos. “Chacal” para os adversários.”

- Michel Desjoyeaux? Esse não é Moitessier mas tem muita classe ! Tiro meu chapelão de palha pra ele !

..........

Enquanto isso eu e minha querida "Estrela d'Alva" continuamos navegando entre a poita de Porto de Veleiro e o cais do Terminal  de Transatlânticos de Cabo Frio, cem metros distantes um do outro.

............

Bons ventos amigos e amigas e até amanhã

se Netuna me curar da gripe.

 Fernando “Estrela d’Alva” Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...