Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

(06/02/2009) - Todo francês sonha com o Brasil - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 89



89º dia

vendée globe

todo francês sonha com Brasil

O castigado open 60 “Britair” do peixinho Armel Le Cléach poderá chegar à Sables d’Olonne amanhã de manhã em honroso e surpreendente segundo lugar, que ele poderá no entanto perder para Marc Guillemot se.... se... se uma certa circunstância, que deixo o amigo leitor consultar no site da regata, se verificar. http://www.vendeegl obe.org/fr/

Bom dia amigas e amigos velejadores

Aceita uma sugestão de trilha sonora pra ler mais esta página do meu tresloucado diário da Vendée Globe, amiga leitora? Que tal o quarto movimento da Sinfonia NOVO MUNDO de Dvorak?

Boa pra velejar com vento forte, viu? Dá pra ir da ilha dos Papagaios à dos Dois Irmãos ou vice-versa, é lógico, a 8 nós.

http://www.youtube. com/watch? v=Vlci-kCEaKE&feature=related

Vou contar uma estorinha vivida pra vocês, que a princípio nada tem a ver com a Vendée Globe, mas quem tiver paciência pra lê-la até o final concluirá o contrário...

A estória vai cheia de reticências e lacunas porque meu tempo anda curto e a “Estrela d’Alva” está me
esperando, amarrada pelo bico e pelo rabo, ao cais do terminal de transatlânticos, coitada.

A estória é a seguinte:

Um belo dia entrei na agência do correio central de cabo frio e vi um grupo de pessoas maduras conversando mais alegres do que de costumam ser os...
Eram três homens e uma mulher com aparência de “gringos”, tostados de sol, bem humorados, sorridentes e que mais pareciam... ( 2004 )

Percebi que falavam em francês, aproximei-me deles e arrisquei.

- Bonjour, meu nome é Fernando, por acaso os senhores acabaram de chegar a Cabo Frio a bordo de um veleiro?

-  Ué como pode adivinhar, disse um deles, que estava bêbado, e que vim a saber mais tarde, tratava-se do skipper do adivinhado veleiro, enquanto os outros se afastaram asinha de...

............ ......... ........

-  Vous savez, estou aprendendo a velejar.... Poderia me recomendar, por favor, um bom livro de........

-  Vou lhe recomendar o melhor de todos.

-  Qual?

(Aí o nosso amigo francês abriu um vasto sorriso e disse:

- Le Cours des Glénans.

-  É bom ?

- Bom é pouco, diga muito bom, diga excelente, diga magistral !

-  Merci beaucoup et bon voyage !

............ ......... ........

Mandei imediatamente um mail pra minha amiga  B. F. que um mês mais tarde me enviou o “tijolo” pelo correio de presente.

Abri a “Bíblia da Vela Francesa” ao acaso e li uma frase incrível que jamais esquecerei e na qual sempre penso quando...

Fui pra França pouco tempo depois ( 2005 ), me inscrevi como voluntário pra trabalhar na base francesa da Les Glénans de Marseillhan, cujo diretor era ninguém menos que Hervé Colas, filho do mais...

http://www.glenans. asso.fr/

Soube por lá que a escola de vela Les Glénans poderia eventualmente abrir filiais em outro países...
Entusiasmado com a possibilidade de ver uma base, dessa que é a maior e uma das melhores escolas de vela européias, implantada no Brasil, enviei um e-mail ao então presidente de uma certa associação de vela cabofriense, sugerindo que ele redigisse uma carta convidando monsieur Colas, ( que viria logo a seguir passar a lua de mel no Brasil ) a visitar a paradisíaca Região dos Lagos, que eu lhe descrevi como sendo um dos lugares ideais, pra se fundar uma filial da Les Glénans no Brasil.

Meu e-mail não recebeu resposta para tristeza minha e dos monitores de vela dos Glénans, que ficaram excitadíssimos com a idéia e já estavam sonhando em velejar no Brasil. ( Todo francês sonha com Brasil. Todo é exagero. Quase todo digamos... )

Fim
Contei-lhes esta estorinha não com a intenção de criticar quem quer que seja. Pois que ninguém é obrigado a aceitar uma sugestão por melhor que possa parecer.

Minha intenção é outra bem diversa. Chamar a atenção de vocês que me lêem para o fato que o Brasil poderia contar com uma sucursal da ótima Les Glénans... Só isso.

http://www.glenans. asso.fr/

Outra coisa amigo leitor. Você, que sonha em estudar vela pra valer, inscreva-se como voluntário na escola de vela Les Glénans. Se for aceito rola alojamento mais comida de graça e de repente um módico salário. Se conseguir atingir o nível “8 spi” ganha o direito ( a confirmar ) de fundar uma filial da Les Glénans no Brasil. Tá ligado? Quem sabe o primeiro brasileiro a participar da Vendée Globe não será seu aluno? Quem sabe? Pois que o futuro só a Deus pertence e no passado nem Deus mexe. Hein?

 ............ ......... ........

Ouvindo ontem a edição semanal anterior da Vacation Radio no site da Vendée Globe, descobri que o fundador da escola Les Glénans, que mudou a estória da vela na França pra muito melhor, é simplesmente o pai de....

Adivinhem de quem e ganhem um par de birutas personalizado da “Estrela d’Alva”.

-  Quem respondeu Michel Desjoyeaux acertou na bucha e poderá me solicitar seu prêmio assim que me encontrar no mundo real.

 Bons ventos amigos e amigas

 Fernando “Estrela d’Alva” Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...