Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O peixe mais bonito do mundo

- O que o amigo leitor me diz da beleza?
- Hein?
- Victor Hugo disse que a beleza basta ser bela pra fazer bem.
- Vinícius de Moraes disse que a beleza é fundamental.
- Stendhal disse que a beleza nada mais é que uma promessa de felicidade.
- Mas e o amigo leitor, que se considera entendido em beleza, o que me diz?
- Mestre Nils costumava dizer, Fernando, ninguém sabe nada, mas é tudo entendido. Saúde mestre Nils!
- David Hume disse que a beleza das coisas reside no olhar daquele que contempla.
- O terrível escritor Louis-Ferdinand Céline, cujo livro "Viagem ao fim da noite" eu tive a imensa coragem de ler até o fim, durante meu primeiro inverno europeu, disse que a gente sabe que a beleza existe, quando a beleza morre.
- Alex Carrel, no seu famoso, "O Homem, esse desconhecido" disse que a beleza é uma inesgotável fonte de alegria para aquele que sabe descobrí-la.
- Mas e o amigo leitor, que se considera entendido em beleza, o que me diz da irresistível beleza?
- Voltaire, o grande Voltaire, disse que a beleza é uma arapuca armada pela natureza, para aprisionar a razão.
- Oscar Wilde disse que quando a gente perde a beleza, grande ou pequena, perde tudo. E ainda acrescentou que a juventude é o único bem válido.
- Shakespeare, o grande Shakespeare, disse que a dor é o veneno da beleza, numa certa peça que eu adoraria ver em todas as línguas e montagens do planeta, durante uma volta ao mundo em solitário, a bordo de um veleiro.
Mas e o amigo leitor, o que me diz da beleza?
- Hein?
- Se você me perguntar qual é o peixe mais bonito do mundo, amigo leitor, eu responderei que não sei, não, não sei qual é o peixe mais bonito do mundo, mas sei muito bem qual é o peixe mais delicioso do mundo.
- Serve?
- O peixe mais delicioso do mundo é aquele que você come cru quando está morrendo de fome. E aposto que o velejador Tobá aqui de Cabo Frio, da praia das Conchas, pra ser exato, concorda comigo. 
- Mas a pergunta não é essa, e sim, o que é a beleza?
- Pensando?
- Enquanto você pensa filosófico leitor, olhe pro peixe mais bonito do mundo.
- Sabe qual o nome dele?
- Mandarim.
- Mandarim, que como bem lembrou minha amiga Mônica Pereira, da galeria Aylê, é um dialeto chinês.


Encontrei a maioria das citações sobre beleza, incluídas neste post,
no ótimo  http://www.evene.fr/ 
um dos meus sites favoritos. Já o conhecia, amiga leitora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...