terça-feira, 3 de novembro de 2015

Visão das mais inquietantes - 30 posts contando a transat Jacques Vabre pra vocês





- Bom dia amigas e amigos leitores.

- Após ler todos, absolutamente todos os posts publicados hoje no site oficial da transat Jacques Vabre, selecionei para comentar um extrato do que disse Adrien Hardy, tripulante do
belo veleiro da classe IMOCA "Un Souffle du Nord" 

- Ele disse assim em francês: 

"Il y a beaucoup d’algues autour de nous, on s’inquiète de l’avenir quand on en voit autant, ce n’est pas normal. C’est étonnant, nous n’avons vu aucun dauphins, ni de baleines, mais beaucoup d’algues…"

Bem, eu traduziria bem livremente o extrato acima nos seguintes termos:

"Temos visto muitas algas. Muitas mesmo. Uma quantidade colossal de algas cobrindo o oceano. Isso não pode ser normal. Por outro lado não vimos um só golfinho ou baleia. Só algas... Algas a perder de vista. Visão das mais inquietantes. Será que em algum lugar no futuro próximo, as algas cobrirão inteiramente a superfície dos oceanos?"

- Realizando quase que esse mesmo roteiro da Regata Jacques Vabre em junho de 2014 lembro-me que fiquei horrorizado com essa visão de enormes bancos de algas...

-  Será isso uma consequência do Aquecimento Global, gente?

- Dúvida atroz.

- Faltam apenas 26 dias para o início da COP21. 

- Será que nossos governantes tomarão, em fim, alguma decisão inteligente ou continuarão a empurrar a lógica com a barriga cheia?

Fernando Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...