Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

MAURÍCIA - 30 das 100 belas ilhas que pretendo visitar antes de morrer 28






MAURÍCIA

Maurícia (português europeu) ou Maurício (português brasileiro), oficialmente República da Maurícia ou República de Maurício , é um país insular do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais: ilha Maurícia, ilha Rodrigues e por dois arquipélagos mais a
norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. A Maurícia disputa ainda com Madagascar e a França a ilha de Tromelin.

Está localizada a cerca de 800 km a leste da ilha de Madagascar e os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seychelles, a norte. A capital é Port Louis. Forma juntamente com a Líbia e com o Seychelles, o grupo de países do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.

Os campos de cana-de-açúcar são ocupantes de mais de 50% da ilha. Vulcões negros sem vegetação, encontram-se elevados dentre os pés cultivados de cana-de-açúcar. O açúcar é a planta mais produzida na agricultura da ilha.

Os neerlandeses foram os conquistadores de Maurício em 1598. Posteriormente, a França e, depois, o Reino Unido foram os países governantes da ilha. A independência da Maurícia foi proclamada em 1968. Port Louis, um aglomerado urbano cuja população ultrapassa 140 mil pessoas, é a capital e porto mais importante.

Etimologia

Local de visita de marinheiros que vieram da Arábia durante o século XV4 e nomeado em língua árabe como Diva Mashriq (المغنية المشرق),5 "ilha oriental"5 , a Maurícia de hoje (da língua inglesa Mauritius e do francês Maurice) é visível nos mapas da época.6 Um século depois, troca-se o nome pelo de Cirne, recebendo dos portugueses, pelos quais foi encontrada deserta e não tiveram o desejo de ocupação,4 e depois pelo de Mascarenhas, que descobriu a vizinha ilha de Reunião. Os neerlandeses, que chegaram em 1580, deram-lhe o nome de Maurício, deferindo-se ao stathouder Maurício de Nassau. Depois que os Países Baixos entregaram a ilha para ser dominada pela Companhia Francesa das Índias Orientais, em 1715, a colônia começou a ser chamada de Île de France. Durante o século XIX, quando a ilha passou a ser administrada pelo Reino Unido, foi retomado o nome Maurício, conservado atualmente desde então. Em português europeu, o uso e as fontes lexicográficas têm, no entanto, privilegiado a... LINK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...