Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 26 de outubro de 2014

Branqueamento dos corais - "30 termos da trágica equação do "Verdadeiro Apocalipse"" 26


Leia uma introdução a esta série de posts clicando aqui.




Branqueamento dos corais

Regularmente temos nos deparado com notícias na televisão e jornais sobre a morte em massa de corais ocorrendo em alguns recifes do
mundo. Muitas pessoas tem me procurado querendo saber o que exatamente é o branqueamento dos corais e o que está causando isto.
O branqueamento dos corais é a perda das zooxantelas (algas que vivem dentro do corpo dos corais, que fornecem alimento em troca de abrigo) ou a diminuição dos pigmentos que realizam fotossíntese nas zooxantelas. Isto ocorre por causa de variações que ocorrem no ambiente recifal, sejam naturais ou causadas pelo homem, como mudança da temperatura da água, radiação solar, sedimentação, exposição aérea ou diminuição da salinidade.

 A ocorrência de branqueamentos tem aumentado muito nos últimos 20 anos. O aumento da temperatura global, causada pelo efeito estufa, tem sido o principal responsável pela destruição de grandes áreas de recifes e a extinção de várias espécies de coral.

O recife de coral como ecossistema e seus organismos.

Os recifes de corais são encontrados nas águas rasas das regiões tropicais ao longo da costa de ilhas e continentes. O substrato do recife é composto principalmente por carbonato de cálcio, proveniente de corais escleractínios vivos e mortos. Vários outros invertebrados, vertebrados e plantas vivem juntos com os corais escleractínios em estreita associação,gerando uma biodiversidade tão grande que os recifes de corais são frequentemente comparados as florestas tropicais.
Os corais escleractínios secretam um esqueleto de carbonato de cálcio, que é retirado da água. Quando o pólipo do coral morre, seu esqueleto fica incorporado a estrutura do... LINK



Leia uma introdução a esta série de posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...