Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os piores palavrões - Diário da Vendée Globe 2008/09 - post 4






Não sei se o amigo velejador está ligado, mas faltam apenas três semestres para o início da próxima edição da famosa VENDÉE GLOBE, prevista para começar em 11 de novembro de 2012.
Como esta é uma das duas únicas regatas de que realmente gosto, decidi reeditar neste blog meus posts favoritos da edição 2008/2009. Detalhe: haverá sempre uma notícia atual ao pé da...
...página, em francês.


Diário da Vendée Globe

12/11/2008, 
22h 32min 45s


Montaigne, meu filósofo predileto, amigos, conta que um grande filósofo grego observava o gênero humano e não parava de chorar, enquanto outro grande filósofo, igualmente grego e contemporâneo do primeiro, não parava de rir, debruçado sobre a comédia humana.

Eu tenho feito ambas as coisas, ora sorrio ora choro voyeurando as nossas pequeninas-grandes estórias de vida, de efêmeros humanos.

Como a Vendée Globo, mais que todas as outras competições esportivas, nada mais é que uma metáfora da vida, ora me faz rir ora chorar.

Mas digam-me como não chorar assistindo o
Kito de Pavant ("Groupe Bel") e o Yannick Bestaven ("Aquarelle.com"), desfilarem montados em seus pássaros de asas quebradas e corações partidos, ao longo de famoso canal de Sables d'Olonne? Olhem, lá vão eles cabisbaixos, seguidos de perto por uma soturna procissão de compassivos parentes, amigos e empregados das empresas que os patrocinam. Pra eles o espetáculo acabou antes, muito antes do fim.

Sébastien Josse 

Sebastien Josse ( Jojô ) 

Mas digam-me como não sorrir diante do tranquilo sono reparador do Sebastien Josse ( "BT" ), atual lider da prova, embalado suavemente pelas calmas águas do Atlântico Norte, enfim pacificado após passada a momentânea fúria de Netuna?

Mas como tudo muda o tempo todo no mundo, é bem possível que amanhã estejamos sorrindo por conta do Kiko e do Yannick e chorando por conta do Jojô. A propósito,
 o mesmo Jojô que neste exato momento está dormindo sorridente, após ter saboreado sua primeira refeição quente, estava chorando e xingando os piores palavrões durante a edição anterior, desta mesma regata, por ter batido de proa num pequeno iceberg. Vide o excelente DVD "Ocean's Twenty".

Bons ventos, amigos, e que o bendito mastro dos
seus preciosos veleiros,
 jamais se quebre. 

Fernando "Estrela d'Alva" Costa  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...