Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

joshua slocum - velejador solitário


- O amigo leitor sabe há quantos mil anos o homem navega?
- Não? Pois então anote lá!
- 6 000 anos.
- E em solitário, a amiga leitora sabe há quanto tempo o homem navega em solitário?
- Exatos 110 anos.
- Pois vamos falar desta feita do primeiro homem a dar uma volta ao mundo em solitário entre 1895 e 1898.
- Joshua Slocum era o nome do super marinheiro e “Spray” o nome do seu barco. Não, não vou recontar pra voces sua incrível estória. Até porque imagino que nenhum de voces a ignora. Vou destacar cinco curiosidades da singular vida desse sui-generis macróbio humano.

Curiosidade 1 – Ninguém sabe ao certo de onde Slocum tirou a brilhante e ousadíssima idéia de realizar a primeira volta ao mundo em solitário a bordo de um pequeno veleiro. Eu que morro de curiosidade sobre a gênese das idéias na enigmática mente humana adoraria saber. Alguém pode me ajudar?

Curiosidade 2 – Após Joshua Slocum, o segundo homem a dar uma volta ao mundo em solitário foi Harry Pidgeon em 1925 ou seja só 27 anos mais tarde.


Curiosidade 3 – O “Spray” mantinha o rumo com o leme “ligado” a um primitivo “piloto automático”.

“Não podendo contar com equipamentos eletrônicos ou lemes de vento, comuns hoje em dia mas inexistentes na época, Slocum utilizava um conjunto composto por cabos e polias para controlar o leme e manter o barco sempre alinhado no vento, uma vez que não podia alternar turnos com companheiros de viagem. Um lado da cana do leme era amarrado à escota da genoa e o outro no cabo da vela grande, com o auxilio de polias corretamente colocadas. Podia então dormir por breves períodos ou cuidar do restante do barco sem ter que permanecer ao leme todo o tempo. “


Será que consigo reproduzir esse engenhoso engenho a bordo da minha intrépida “Estrela d’Alva”? Vou tentar e depois conto pra voces o resultado.

Curiosidade 4 – Ao longo da sua longa vida de marujo Slocum naufragou duas vezes. Uma na costa do Alasca outra na do Brasil.


Curiosidade 5 – Antes dos Schürmann, Slocum já desenvolvera o hábito de navegar com a família toda. Esposas ( ele teve duas ) e filhos ( sete ). Família que veleja unida permanece unida? Nem sempre. Slocum abandonou a família em terra e partiu completamente só para a sua mais fantástica viagem.

Bons ventos a todos!

Fernando Costa

Newsletter n° 8 de 17 de abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...