Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 15 de março de 2015

Observação metameridiana ou pseudomeridiana - 30 questões do tipo "certo ou errado" sobre Navegação Astronômica 15



Diga-me colega navegante, qual das afirmativas abaixo está certa e qual está errada?

 (   ) a - Nem sempre o sol está visível por ocasião de sua passagem pelo meridiano; é, portanto, prudente observar sempre uma altura do sol nas proximidades do meridiano, dentro dos limites em que se pode,
mediante uma determinada correção, passar dessa altura à que deveria ter o sol na ocasião de sua passagem meridiana, calculando-se, então, com essa altura, a latitude do local. A este processo denomina-se redução ao meridiano. A observação utilizada para redução ao meridiano recebe o nome de observação circumeridiana.

(   ) b - Nem sempre o sol está visível por ocasião de sua passagem pelo meridiano; é, portanto, prudente observar sempre uma altura do sol nas proximidades do meridiano, dentro dos limites em que se pode, mediante uma determinada correção, passar dessa altura à que deveria ter o sol na ocasião de sua passagem meridiana, calculando-se, então, com essa altura, a latitude do local. A este processo denomina-se redução ao meridiano. A observação utilizada para redução ao meridiano recebe o nome de observação metameridiana ou pseudomeridiana. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...