Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Assim que a* MAR morrer, morreremos todos nós no minuto seguinte. - NEWS do mês de fevereiro - 8








- Boa noite amigas e amigos leitores!

- Achei a matéria abaixo interessante, mas... ocorreu-me  uma pergunta óbvia após sua leitura.

- Quando é que nós, os des-humanos, vamos parar de jogar esgoto e lixo no seio da* divina* MAR, nossa mãe comum e garantia de
vida.

- Sim, porque assim que a* MAR morrer quimicamente, morreremos todos nós no minuto seguinte.

- Ligados?

Fernando Costa

Com água da* MAR na descarga, Hong Kong dá exemplo de conservação hídrica

Uma enorme quantidade de água potável é hoje usada para dar descarga: o uso sanitário representa cerca de 30% do consumo doméstico, segundo a ONG britânica Waterwise, e até 70% do uso em edifícios comerciais.

Mas existe uma alternativa para evitar o desperdício, especialmente em um país com um litoral tão extenso quanto o do Brasil: utilizar a água da* MAR.

É o que faz Hong Kong, onde 80% dos 7,2 milhões de habitantes têm suas descargas abastecidas com água salgada.

A prática começou há mais de cinco décadas por causa da falta d’água crônica na ilha, que se tornou desde então uma referência mundial em conservação hídrica neste quesito.

"É uma solução que preserva a água tratada para uso mais nobres e ajuda a garantir a oferta para o consumo humano", avalia Pedro Luiz Côrtes, especialista em gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP).

Glauco Kimura, coordenador do Programa Água para a Vida da ONG WWF-Brasil, acha que é "um absurdo ainda usarmos água limpa em descargas".

"Isso provavelmente ainda não mudou porque não tínhamos enfrentado uma crise, mas deveríamos importar esta tecnologia de Hong Kong."

Solução premiada

Em Hong Kong, a água da* MAR começou a ser usada em descargas em 1958, quando a ilha já se deparava com a perspectiva de falta d’água.

 Não existem em Hong Kong reservas hídricas subterrâneas expressivas em seu solo rochoso, e as chuvas atendem a apenas um quarto da demanda.

 O restante é importado da China por meio de dutos submarinos ou... LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...