Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Chegada do Navio




Navio - 2013 - foto de Fernando Costa


- "O outro dia" vinha eu remando rumo a terra, quando cruzei com o velejador francês Patrick, do belo veleiro "Skoiern".

- Perfuntei-lhe, qual seu livro favorito Patrick?

- Ele respondeu-me -
"O Profeta", de Gibran Khalil Gibran.

- Não sei se vocês já leram essa maravilha de livro, amigas e amigos leitores?

- Eu?

- Acabo de relê-lo em homenagem ao Patrick com imenso prazer.

- Reli e gravei meus extratos favoritos, para dar-lhe de presente.

- E pra vocês, aqui vai a transcrição do prólogo do livro que cita pelo menos duas vezes a bela palavra MAR, que pra mim só pode ser feminina.


"A Chegada do Navio

Almustafa, o escolhido e bem amado, que era aurora do seu próprio dia, esperara doze anos na cidade de Orfalés pelo navio que havia de o recolher e levar de volta à sua ilha natal.

E no décimo segundo ano, no sétimo dia de Eilul, o mês das colheitas, subiu à colina sem muralhas e pôs-se a olhar para o mar; e viu o seu navio aparecer com a bruma.

Então as portas do seu coração abriram-se e a sua alegria voou longe sobre o mar. E ele fechou os olhos e orou no silêncio da sua alma.

Mas enquanto descia a colina, apoderou-se dele uma grande tristeza e pensou com o coração:

Como poderei partir em paz e sem mágoa? Não, não vou sair da cidade com uma ferida no espírito.

Muitos foram os dias de dor que passei dentro das suas muralhas, e muitas foram as noites de solidão; e quem pode separar-se da dor e da solidão sem mágoa?

Espalhei demasiados fragmentos do espírito por estas ruas, e muitos são os filhos da nostalgia que caminham nus por estas colinas, e não posso afastar-me deles sem peso nem dor.

Não é a roupa que hoje dispo, mas uma pele que arranco com as minhas próprias mãos.


Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...