Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Eu sou aquele que veleja em qualquer tempo, hora e lugar - Diario da "Flotilha de cores quentes em Jurujuba" 9 (BARCO À VELA)




Hoje (sexta-feira, dia 14 de abril de 2017) o céu amanheceu inteiramente nublado sobre a aconchegante enseada de Jurujuba.

 - Isso, por conta de uma colossal frente fria que invadiu o estado do Rio de Janeiro...

- O vento soprava muito doido, vindo de todas as
direções possíveis e imagináveis...

-  Havia risco de chuvas intensas...

- A temperatura havia desabado...

- A visibilidade era das piores...

- Mas eu, que sou aquele que gosta mais de velejar em dias nublados que em dias ensolarados icei quase todas as velas brancas, brilhantes, full batten (a grande) e sem número, de minha querida canoa alada e naveguei sucessivamente de...

- Charitas a Jurujuba.

- Jurujuba a Boa Viagem.

- Boa Viagem a São Francisco.

- São Francisco a Charitas e por fim...

- De Charitas a Jurujuba...

- Tive o prazer de dividir a raia com os felizes e corajosos (parabéns!) alunos do sempre louvável Projeto Grael...  

- Alunos, em sua maioria absoluta parecidos comigo, na cor da pele e no estilo de velejar idem...

- Como assim?

- Ora, porque branco* veleja tudo igual, enquanto nós negros, reinventamos  a arte-zen-de-velejar a cada manobra...

- Não, não, pode parar com a crítica! 

- Sou racista não.

- Racismo é o cúmulo da ignorância e eu, graças a Deus sempre tive a mente bem ventilada.

- Digam-me como ser racista, se todos nós humanos ou des-humanos* somos, sem nenhuma exceção, filhos de nossa mãe comum, a Terra, e pertencemos à mesma raça?
  
- Podemos pertencer a clubes diferentes, a bairros diferentes, a países diferentes, a famílias diferentes, a bandos* diferentes...

- Na verdade pertencemos a etinias diferentes, mas sempre à mesma raça...

- Ou seja, ninguém pode a rigor ser racista, porque o racismo não procede, não faz sentido, é incongruente, é ilógico.

- Mas se me permitem, eu pertenço ao bando* dos velejadores que velejam em qualquer hora, tempo e lugar.

- E vocês?
  
   Fernando Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...