sábado, 10 de setembro de 2016

Antiga série "uma foto puxa outra" eternizada* em homenagem ao meu amigo ER


Pedacinho de terra - Gibraltar - Reino Unido -  2013 -  foto de Fernando Costa




- Boa noite amigas e amigos leitores.

- Em homenagem ao meu amigo ER*, decidi eternizar* a antiga (novembro de 2015) série UMA FOTO PUXA OUTRA.

- Porque?

- Porque ele foi a pessoa que mais valorizou e comentou (pessoalmente) esta série de posts, em que uma foto de minha autoria lembra-me da seguinte e está ligada à anterior, ambas comentadas livremente.

- Se o assunto lhes interessa, visualizem a série original clicando aqui ou no mês de novembro de 2015 (vide arquivos do blog, no tope da coluna da direita da homepage).

- Lembrem-se que posteriormente é necessário clicar (ao pé de cada página) sobre "postagens mais antigas" para ter acesso à série completa.

- Ligados?

- Bem, falemos da imagem acima que registrei em Gibraltar, durante uma das mais belas e emocionantes caminhadas que já realizei em minha vida, conhecida como "Mediterranean Steps".

- Trata-se de um pedacinho de terra, pinçado numa longa coleção de outras fotos do mesmo gênero, realizadas em sete países de três continentes: América, Europa e África.

- Descobri pesquisando esta imagem pra mostrar pra vocês, que além de pedaços de MAR, também gosto de colecionar pedaços de terra, pedaços de cidades e pedaços de floresta.

- Porque?

- Pra dar vazão ao meu instinto colecionador, tipicamente masculino?

- Não, não, com certeza que não.

- Talvez por ter aprendido a amar os minerais num exercício prático feito nos tempos da escola primária, quando visitei pela primeira vez o Museu de Ciências da Terra no Rio de Janeiro e recebi de presente uma preciosa coleção de pedras, cada qual feita de um único mineral, se isso for possível. 

- Pensando bem, toda fotografia mostra apenas um pedaço da realidade, pois que sua especialidade é citar fora do contexto.

- E é justamente por citar fora do contexto, que a fotografia liberta a imaginação do leitor.

- Consequentemente quando comenta uma foto o autor aprisiona, amarra, amordaça, algema o leitor à dura realidade dos fatos.

- Talvez eu devesse exibir minhas fotos nesta série sem comentários.

- O que é que vocês acham?

Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...