Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 1 de novembro de 2015

Explicando a série "30 posts contando a transat Jacques Vabre pra vocês"



Chegada do Open 60 IMOCA "Initiatives Coeur" de Tanguy de Lamotte e Samantha Davies a Itajaí - 12 de novembro de 2015 - Itajaí - Brasil - foto de Fernando Costa


EXPLICANDO A SÉRIE DE POSTS  "30 POSTS CONTANDO A TRANSAT JACQUES VABRE PRA VOCÊS"

- Muito bom dia amigas e amigos deste oceânico blog dedicado à* divina* MAR, ao inteligente BARCO À VELA e ao sagrado MEIO AMBIENTE.

- Não sei se vocês já perceberam mas o maior campo de interesse deste blog é a navegação em
solitário, a bordo de um veleiro, em plena* MAR.

- Ora, se a Transat Jacques Vabre é uma regata em duplas porque então eu dei-me ao trabalho de percorrer os mais de 1.000 Km que separam o Rio de Janeiro de Itajaí para acompanhar sua fase final e contá-la pra vocês?

- Por três razões importantes:

- Primeira - vários velejadores solitários que participarão da próxima edição da Vendée Globe, participariam da Jacques Vabre.

- Pela primeira vez um veleiro brasileiro com tripulação brasileira, participaria da regata, em 22 anos de sua existência, estamos falando do "Zetra" tripulado por Eduardo Penido e Renato Oliveira.

- Porque Itajaí é a terra dos veneráveis Schürmann e faz tempo que eu desejava conhecê-la.

- Viajei portanto até a simpática cidade de Itajaí e foi com imenso prazer que registrei pra vocês a chegada da maioria dos velejadores e outros eventos dignos de nota.

- Infelizmente antes do final da regata aconteceu dia 13 de novembro de 2015 o trágico episódio da violenta onda de atentados terroristas contra Paris, capital da França, que ceifou a vida de mais de cem pessoas.

(- Recaptulando, a Jacques Vabre começou dia 25 de outubro de 2015 com a partida de Le Havre, França e encerrou-se oficialmente dia 27 de novembro de 2015 com a chegada do último veleiro que dela participou, o "Creno Moustache Solidaire" em Itajaí, Brasil.) 

- Como já lhes disse, essa lamentável tragédia abalou-me emocionalmente a tal ponto, que não consegui redigir os 15 últimos posts desta série, antes do final da regata, coisa que só pude fazer recentemente, em função de outros impedimentos, entre eles duas longas viagens por mar a bordo de dois veleiros diferentes.

- Portanto aqui vai com bastante atraso a conclusão da série "30 posts contando a transat Jacques Vabre pra vocês".

- Posteriormente esses 15 últimos posts publicados "em tempo", durante o corrente mês de maio de 2016, terão suas datas modificadas e serão incluídos no arquivo do mês de novembro de 2015 deste blog.

- Ah, ia esquecendo de dizer, a foto acima é a minha favorita, dentre centenas que tive a oportunidade de realizar durante a fase final da regata. 

Fernando Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...