Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 14 de maio de 2016

As primeiras verdes palavras... - Exposição Virtual - 30 fotos inéditas feitas entre 2011 e 2016



Folhas verdes - 2013 - foto de Fernando Costa



- Cliquei esta imagem durante a escalada do principal vulcão da ilha de Faial, nos lusitanos Açores.

- Felizes dos 30 dias que morei sobre esta sedutora ilha.

- Não cito o nome do vulcão, porque ele não combina com o tema deste post.

 A foto lembra-me do meu poema predileto, do meu
poeta favorito.

- Os versos são os seguintes.

"No meu prato que mistura de Natureza!
As minhas irmãs as plantas,
As companheiras das fontes, as santas
A quem ninguém reza..."

- Já perceberam como versos e fotografias vão bem juntos?

- Bem, essa folhas verdíssimas e apetitosas não estavam e nunca estiveram sobre o meu prato.

- Portanto no sentido literal jamais as degustei.

- Talvez elas nem sejam comestíveis.

- Mas eu as comi com os olhos, no sentido figurado.

- Podem crer.

- E foi por isso que lembrei-me dos versos de "O Guardador de Rebanhos" de Fernando - Alberto Caeiro - Pessoa.

- Detalhe não lembrei-me deles no momento em que fiz a foto.

- Vocês que fotografam, sabem que no momento em que a gente fotografa, pensa nada de importante.

- A gente apenas sente emoções fortes, que através do ato de fotografar tenta transmutar em imagens equivalentes.

- O que nem sempre acontece. 

- Quando escrevi a palavra equivalente, lembrei-me das nuvens de mestre Alfred Stiglitz. 

- Já perceberam que comentar fotografias lembra-nos de assuntos que em princípio tem nada a ver com a imagem em questão?

Fernando Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...