Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Tem cabimento isso? - 30 posts pra gente se ligar na COP21 - 3




Água - foto de Fernando Costa


- Boa tarde amigas e amigos leitores.

 - Quando penso nos enormes estragos que nós, os des-humanos* já causamos ao meio ambiente desse planeta lindo e maravilhoso, que Deus nos deu, chego à conclusão que nosso inconsciente coletivo deve ter uma fortíssima tendencia
suicida.

- Duvidam da minha tese?

- Se me permitem, tentarei convencê-los. 

- Concordam que nós somos feitos de 80% de água e dependemos da água em todos os seus estados para existirmos?

- Pois então, como é que um ser feito majoritariamente d'água e que depende da deliciosa, da divina, da milagrosa H2O para existir e ser feliz, tem a coragem de poluir a mesma água que bebe todo dia e de que é feito a 80%?

- Digam-me, tem lógica, tem cabimento isso?

- Digam-me, faz sentido um tal procedimento?

- Se os animais soubessem rir e chorar, ririam de nós a valer.

- Ririam e depois chorariam, porque junto conosco eles todos desaparecerão em breve.

Fernando Costa

------------------------------

RELATÓRIO DIVULGADO HOJE MOSTRA URGÊNCIA DE METAS CLIMÁTICAS MAIS AMBICIOSAS

sexta-feira 30/10/15

Foi hoje divulgado o relatório de avaliação realizado pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) sobre as contribuições nacionais (INDCs) que serão a base do acordo esperado em Paris, na COP 21.

Este relatório faz soar o alarme para todos os países que precisam de fortalecer as suas metas climáticas atuais, por serem insuficientes, antes de serem postas em prática.

O relatório confirma que os compromissos atuais são demasiado fracos para que se consiga manter o aumento da temperatura global abaixo do limite acordado de 2 graus Celsius. Sem um reforço destes objetivos não será possível impedir os efeitos catastróficos das alterações climáticas, que estão já a acontecer neste século.

Praticamente todos os países definiram já as suas metas climáticas. Os líderes políticos já perceberam que não podem continuar a ignorar as vantagens de mudar de paradigma e transitar dos combustíveis fósseis para a energia limpa. No entanto, as promessas não são suficientemente ambiciosas.

Este relatório mostra claramente a urgência de se chegar a um consenso global relativamente a metas climáticas mais ousadas. Infelizmente, os líderes europeus não aproveitaram ainda a oportunidade de assumir um papel de liderança.

As organizações membros da CAN Europe apelam à UE para que defenda firmemente o início da revisão das atuais metas imediamente após a Conferência de Paris, bem como a sua conclusão no máximo até 2018. Este calendário deverá garantir que novas e melhores metas sejam assumidas já em 2020.

O relatório em questão mostra ainda que muitos países mais pobres, sem qualquer responsabilidade histórica nesta crise climática, estão a querer contribuir através do corte de emissões. Muitos já se ofereceram para aumentar os seus esforços em troca de apoio internacional. De modo a incentivá-los a apostar em padrões de desenvolvimento que passem por cima do uso de fontes energéticas poluentes, os governos europeus precisam de acordar um pacote de financiamento climático forte para o... LINK

Fernando Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...