Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Patrimônios Naturais Mundiais estão ameaçados - 30 importantes matérias sobre o meio ambiente 21




Leia (em português) uma introdução a esta série de posts clicando aqui.


L'Île de Fernando de Noronha - 2014 - foto de Fernando Costa




MUNDO SUSTENTÁVEL

Patrimônios Naturais Mundiais estão ameaçados como jamais se pensou, diz estudo

puplicado em 6/10/2015

Exploração de petróleo, gás e minérios colocam em risco quase um terço dos Patrimônios Naturais Mundiais, de acordo com relatório da WWF


O WWF, entidade ligada à preservação ambiental, divulgou ontem (1) um relatório intitulado “Protegendo um Excepcional Valor Natural”. O documento aponta para os perigos que a exploração de petróleo, gás e minérios trás para os
Patrimônios Mundiais Naturais. O texto ainda alerta para a presença de riscos para investidores que pretendem trabalhar com empresas atuantes nestes locais.

Os locais ameaçados possuem características naturais que apresentam grande valor, de acordo com o estudo. A presença de fauna específica e paisagens singulares são pontos levantados pela WWF. Lugares como o Grand Canyon, nos Estados Unidos, a Grande Barreira de Corais, na Austrália e a Reserva Selous Game, na Tanzânia, estão “mais ameaçados do que jamais se pensou”, aponta o estudo que contou com a produção da Aviva Investors and Investec Asset Management.

“Estamos indo aos confins da Terra em busca de mais recursos. Com isso, alguns dos lugares mais preciosos do mundo estão ameaçados por atividades industriais destrutivas que põem em perigo os valores pelos quais eles foram agraciados com o maior nível de reconhecimento do planeta”, argumenta o diretor-executivo do WWF Reino Unido, David Nussbaum.

Os possíveis danos podem ser irreparáveis para o habitat local, além de prejudicar comunidades que vivem de subsistência. O documento aponta a África como sendo o continente mais vulnerável, com riscos para 61% dos patrimônios naturais.

O alerta aos investidores, presente no relatório, aponta para riscos financeiros e de reputação. Como alternativa, a WWF apresenta medidas de desenvolvimento alternativo para os locais apontados. A preservação pode gerar benefícios como geração de empregos nas regiões, promoção de turismo, recreação e educação.

O relatório apela para financiadores de empresas, que busquem informações sobre as atividades e, caso elas pretendam explorar essas regiões, tentar encorajar a mudança de planos. Caso as companhias não tomem as devidas providências, a WWF recomenda o fim do... LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...