Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Passagem Meridiana do Sol - 30 ótimos desenhos para ajudar você a entender a navegação astronômica 28







PASSAGEM MERIDIANA DO SOL

Denomina-se passagem meridiana do Sol, em um determinado local, ao instante em que o centro do Sol cruza exatamente o meridiano superior do local. Neste instante, que define o “meio-dia verdadeiro”, o Sol, no seu movimento diurno, alcança a sua maior altura, sendo o seu Azimute precisamente
000º (Norte) ou 180º(Sul).

No instante da passagem meridiana, os três vértices do “triângulo de posição” (o pólo elevado, o Zênite do observador e o astro) encontram-se sobre um mesmo círculo máximo da esfera celeste: o meridiano do observador. Desta forma, o “triângulo de posição” na passagem meridiana transforma-se em uma linha (um arco do meridiano local), como mostra a figura.

Acompanhando pela figura , verifica-se que o Sol, no seu movimento aparente ao redor da Terra, nasce no ponto indicado e eleva-se no céu a Leste do observador, percorrendo o seu círculo diurno (ou paralelo de declinação). A altura do Sol sobre o horizonte aumenta até que o astro alcança a posição M, sobre o meridiano do observador.

Quando cruza o meridiano superior do observador, o Sol alcança sua altura máxima. Neste instante, o círculo horário do astro (PnMPs) coincide com o meridiano do observador (PnZPs) e, conseqüentemente, anula-se o ângulo horário local (AHL ou t). 

Além disso, o vertical do astro (ZMN) torna-se, também, coincidente com o meridiano do observador e o ângulo no Zênite (Z) passa a ter o valor 000º ou 180º. Assim, o triângulo de posição deixa de existir, convertendo-se em um arco do meridiano local (PnZM), tornando extremamente simples o cálculo da Latitude.

Após a passagem meridiana, a altura do Sol começa a diminuir, conforme o astro percorre sua trajetória diária aparente no céu a Oeste do observador, até o pôr-do- Sol, no ponto indicado na , onde a sua altura sobre o horizonte é nula.

extrato do livro 
NAVEGAÇÃO, CIÊNCIA E ARTE 
de Altineu Pires Miguens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...