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sábado, 8 de agosto de 2015

Sistema de rodízio - Quer ser Capitão-Amador? 30 dicas para lhe ajudar a passar no próximo exame 8






Dica nº 8 - Minha sugestão é que você estude um capítulo por dia de toda a matéria que cairá no exame para Capitão-Amador em sistema de rodízio.

- Como assim?

Da seguinte forma:


segunda-feira -  Navegação Astronômica

terça-feira -  Navegação Eletrônica

quarta-feira - Estabilidade

quinta-feira -  Meteorologia e Oceanografia

sexta-feira - Comunicações

sábado -  Sobrevivência no Mar

domingo - realizar uma prova antiga a título de exercício.

Detalhe - não se preocupe em entender integralmente os textos dos capítulos durante as primeiras leituras. O importante é ler. O entendimento acontecerá naturalmente durante a décima leitura. Tenha paciência.

Fernando Costa

A MATÉRIA DA PROVA É A SEGUINTE

1.2 - O assunto Navegação Astronômica abordará os seguintes tópicos:

a) noções básicas de astronomia aplicada à navegação

1) Medida de tempo - Hora média local (HML), Hora média de Greenwich (HMG),
Hora legal, Fusos horários; e

2) Uso do Almanaque Náutico Brasileiro.

 b) Cálculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol pelo processo aproximado.

 c) Posição pela passagem meridiana do sol.

1.3 - O assunto Navegação Eletrônica abordará os seguintes tópicos:

a) Uso dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)

b) Navegação radar

1) Poder discriminador em marcação;

2) Poder discriminador em distância;

3) Técnicas de navegação com o radar; Aterragens - Navegação Costeira -
Navegação de Praticagem;

4) Auxílio à Navegação Radar (RACON); e

5) O radar como importante recurso para evitar colisão no mar.

6) Navegação batimétrica.

7) O uso do ecobatímetro na navegação.


1.4 - O assunto Estabilidade abordará os seguintes tópicos:

a) Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade

1) Pontos notáveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro);

2) Altura metacêntrica; e

3) Condições de equilíbrio de uma embarcação.

b) Alterações da flutuabilidade e da estabilidade

1) Causas da banda permanente e formas de correção;

2) Efeito de superfície livre (causas, precauções e correções);

3) Variação das condições de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de água do mar, consumo, água aberta e avarias); e

4) Variação da estabilidade de uma embarcação, em função da alteração do projeto inicial de construção.

1.5 - O assunto Meteorologia e Oceanografia abordará os seguintes tópicos:

a) Elementos meteorológicos:

1) Pressão atmosférica;

2) Umidade relativa do ar;

3) Nebulosidade e nevoeiro;

4) Circulação do ar; e

5) Frentes frias, quentes, oclusas e estacionárias.

b) Interpretação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos

1) Análise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa pressão atmosférica e frentes constantes dos boletins meteorológicos;

2) Interpretação dos avisos de mau tempo;

3) Interpretação da configuração isobárica das cartas sinóticas;

4) Interpretação dos elementos meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção e intensidade do vento, cobertura do céu, tempo presente, linhas de instabilidade e evolução das frentes); e

5) Identificação dos elementos meteorológicos apresentados nas imagens de satélites meteorológicos.

c) Interação Oceano-Atmosfera

1) Ondas e marulhos;

2) Características das correntes costeiras e oceânicas;

3) Principais correntes oceânicas; e

4) Estado do mar (Escala Beaufort).

d) Cartas Piloto e Marés

1) Identificação da representação gráfica dos elementos meteorológicos e oceanográficos apresentados nas cartas piloto;

2) Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura; e

3) Interpretação das cartas de correntes de marés.

1.6 - Comunicações:

Comunicações na Navegação Oceânica Equipamentos, procedimentos, freqüências de socorro, chamada e trânsito;

Estações de terra; e

Uso e funcionamento do EPIRB e do SART.

1.7 - Sobrevivência no Mar:

Técnicas e Procedimentos de Sobrevivência em mar aberto; e

Noções de sobrevivência em balsas salva-vidas.



Leia uma explicação para esta série de posts clicando aqui.

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