Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

MARTIN BEHAIM - Os 30 geniais inventores da Navegação Astronômica 21


Leia uma explicação para esta série de posts clicando aqui.






MARTIN BEHAIM

Martin Behaim (Nuremberg, 6 de outubro de 1459 — Lisboa, 29 de julho de 1507), também conhecido por Martinho da Boêmia, Martin Bohemus, Martin Behaim von Schwarzbach, ou, em latim, por Martinus de Boemia, foi um cosmógrafo, astrônomo e explorador que casou e viveu durante alguns anos na ilha do
Faial, Açores.


Biografia

Martin Behaim foi o primogénito de Martin Behaim e de sua mulher Agnes Schopper, uma família patrícia de mercadores de Nuremberg, aparentemente originária da Boêmia.

Desde cedo vocacionado para o comércio, partiu em 1477 para Flandres, fixando-se em Malines com o objectivo de se introduzir no comércio internacional. No ano seguinte mudou-se para Antuérpia, onde se relacionou com a feitoria portuguesa então aí existente. Já por conta própria, em 1480 parte para Lisboa.

Em Lisboa integra a comunidade mercantil interessada na exploração ultramarina, travando conhecimento com navegadores, cosmógrafos e exploradores. Diz-se que nesta época entrou em contato com Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães.

Aparentemente Martin Behaim pôs a circular pelos meios ligados à exploração marítima a notícia de que teria sido aluno do célebre cosmógrafo alemão Regiomontano, que tinha falecido em 1476, embora não existam provas de tal relação. 

.......................

Em 1483 foi convidado por D. João II para fazer parte de uma comissão, liderada por Abraão Zacuto, destinada a melhorar o astrolábio, na qual se diz teve papel relevante.

Em 1484 embarcou como cosmógrafo da expedição de Diogo Cão à costa ocidental da África, tendo provavelmente no regresso passado pelos Açores na conhecida "volta do largo".

Em 1486 fixou-se na ilha açoriana do Faial, onde se tinha instalado uma numerosa colônia flamenga capitaneada por Jobst van Hürter, o fundador da cidade de Horta. Nesse ano casa na Ermida de Santa Cruz na cidade da Horta com Joana de Macedo, filha do 1.º capitão-donatário, o dito van Hürter, integrando-se assim na nascente colônia faialense.

Martin Behaim permaneceu na ilha de Faial até 1490, ano em que parte para Nuremberg, aparentemente devido a negócios familiares. Permanece na sua cidade natal de 1491 até 1493, período durante o qual constrói o seu famoso globo (a Erdapfel*).

Em 1493 regressa a Faial, via Flandres e Lisboa, permanecendo na ilha até 1506. Neste ano partiu, aparentemente em negócios, para Lisboa, onde faleceu a 29 de Julho de 1507.

O Globo de Martin Behaim

Em colaboração com o pintor Georg Albrecht Glockenthon, Martin Behaim construiu, entre 1491 e 1493, aquando da sua permanência em Nuremberg vindo do Faial, um dos primeiros globos terrestres conhecidos (que ele batizou de "Erdapfel", ou seja "maçã do mundo"), que o guindou para a fama. O original está hoje em exibição no Germanisches Nationalmuseum, de Nuremberg, sendo uma das obras de arte mais descritas da Europa.

O Globo de Behaim, também conhecido como Globo de Nuremberg, seguiu a ideia de um globo construído por volta de 1475 para o papa Sisto IV, mas melhorando a representação e incluindo meridianos e a linha do Equador.

Apesar da fama, o Globo de Behaim tem numerosos erros geográficos, mesmo quando analisado à luz dos conhecimentos da época. Ainda não tem o continente americano, apesar de na altura já ser conhecida boa parte da costa oriental da América do Norte (a Terra dos Bacalhaus). ... LINK

Leia uma explicação para esta série de posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...