Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A pressa é, sempre foi e sempre será inimiga da perfeição - Quer ser Capitão-Amador? 30 dicas para lhe ajudar a passar no próximo exame 19





Dica nº 19 - Após muito ter pensado a respeito, cheguei à conclusão, prezado leitor, que o prazo ideal para se estudar para o exame de Capitão-Amador deve ser de no mínimo 12 meses.

- Porque todo esse tempo?

- Pra você ter capacidade de assimilar toda a matéria da prova de forma
definitiva.

- Sim, porque de nada adianta você estudar dois meses intensivamente e logo após ser aprovado (no dizer da minha avó Balbina) "aos trancos e barrancos", esquecer tudo que decorou precariamente, sem tempo para uma efetiva assimilação.

- O verbo certo é ASSIMILAR.

- Quando você assimila um conhecimento ele passa a fazer parte do seu eu, da sua pessoa, da sua personalidade.

- O verbo errado é DECORAR.

- Quando você decora uma informação, ela estará à disposição do seu cérebro, como uma folha de papel pousada sobre uma mesa, diante de um ventilador.

- Se você pretende realmente navegar por MAR, seja a 5, 50 ou 500 milhas da costa, toda a matéria da prova de Capitão-Amador deve permanecer viva em sua memória definitivamente.

- Porque?

- Porque se você esquecer o que aprendeu, em vez de chegar ao porto de destino, você, seu barco, seus tripulantes e passageiros poderão parar no fundo da* MAR.

- Ora, nós todos sabemos que os processos que geram resultados duradouros são naturalmente mais longos.

- Portanto, seja paciente, amigo leitor, pois que é a paciência e não a precipitação, a grande qualidade do bom navegante e comece a estudar hoje mesmo, dia 19 de agosto de 2015, para o exame previsto para outubro de 2016.

- Durante um ano, estudando em média duas horas por dia, você terá 530 horas disponíveis para ler e reler todos os livros da bibliografia recomendada, fazer todos os exercícios e realizar todas as provas antigas.

- Aposto que durante esse longo e calmo estudo, você chegará à conclusão que mil vezes mais importante que "descolar" sua carteirinha de Capitão-Amador é aprender a navegar.

- Navegar, que é ao mesmo tempo ciência, arte, esporte e diversão, muito mais divertida que ir ao cinema.

- Quem foi que disse que cinema é a maior diversão?

- A maior diversão desse planeta é navegar à vela em alta* MAR, com tudo em cima, em solitário e durante uma noite estrelada com lua, ao sabor dos ventos alíseos.

Fernando Costa

Leia uma explicação para esta série de posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...