terça-feira, 21 de julho de 2015

Passagem meridiana do sol - 30 problemas básicos de Navegação Astronômica para você se divertir 21







PROBLEMA Nº 21 - CÁLCULO DA LATITUDE E OUTROS PARÂMETROS POR OCASIÃO DA PASSAGEM MERIDIANA DO SOL

Determinar a Hora Legal (Hleg) da passagem meridiana do Sol, para hoje, dia 21 de julho de 2015, para um velejador solitário (treinando para a próxima edição da regata Vendée Globe, a bordo de um Open 60 - "o Fórmula 1 das* MARes", capaz de alcançar 30 nós de velocidade) navegando a uma distância de aproximadamente 350 milhas ao sul da ilha portuguesa de
Faial, nos Açores, numa posição estimada de coordenadas: Latitude 32º 40,0' N - Longitude 028º 07,0' W. 

2. Sabendo-se que o veleiro está no rumo 015º com a velocidade de 21 nós, informar se a altura de culminação do sol pode ser tomada como altura meridiana.


3. Às HCr = 13h 56m 15,0s da mesma data, o velejador solitário observa o limbo inferior do Sol na passagem meridiana, medindo com o sextante a altura instrumental (ai) de 77º 24,5'.


Sabendo-se que:

Erro instrumental do sextante: ei = + 1,3'
Elevação do olho do observador: Elev = 2,0m
Estado Absoluto do cronômetro: Ea = + 00h 01m 13,0s

Calcular a Latitude meridiana do observador.


4. Qual o Azimute do Sol na passagem meridiana?


5. Preparar um gráfico representativo da situação relativa Sol–Observador no instante da passagem meridiana.




- Encontre a solução para um problema semelhante a
este no capítulo 25, página 767 do livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, de autoria de Altineu Pires Miguens. 

- Detalhe, você poderá baixar gratuitamente o livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, aqui e o Almanaque Náutico Brasileiro para 2015 aqui.

- Feliz?

- O quê?!!!!

-  Ainda não se deu conta, que a Navegação Astronômica é o rei dos jogos?

- Alô! Acorda Alice!

Fernando Costa

Leia uma explicação para esta série de 30 posts clicando aqui.


SOL* - O Sol (do latim sol, solis ) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.

A distância da Terra ao Sol é cerca de 150 milhões de quilômetros ou 1 unidade astronômica (UA). Esta distância varia com o ano de um mínimo de 147,1 milhões de quilômetros (0,9833 UA) no perélio (ou periélio) a um máximo de 152,1 milhões de quilômetros (1,017 UA) no afélio, em torno de 4 de julho. A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. Energia do Sol na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, direta ou indiretamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta. A energia solar também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra.

É composto primariamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.17

Possui a classe espectral de G2V: G2 indica que a estrela possui uma temperatura de... LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...