Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cálculo do AHL e da declinação dos planetas Júpiter e Vênus - 30 problemas básicos de Navegação Astronômica para você se divertir 16







PROBLEMA Nº 16 - CÁLCULO DO AHL E DA
 DECLINAÇÃO DE VÊNUS* E JÚPITER*

Calcule o AHL (ângulo horário local) e a declinação do planeta Vênus* (Estrela d'Alva), para hoje, dia 16 de julho de 2015, sendo a HMG = 12h 24m 16s, para Honiara, a capital da ilha de Guadalcanal (Ilhas Salomão), cuja Longitude é 159°49′E



Calcule também o AHL (ângulo horário local) e a declinação do maior dos planetas do
sistema solar, Júpiter*, também para hoje, no instante HMG = 05h 41m 28s e na Longitude 12° 17′ 08″ W, da ilha de Tristão da Cunha.

Curiosidade - Visitei ontem pela primeira vez, o Observatório Nacional (Rio de Janeiro) e observei com meus belos e curiosos olhos, que a* divina* MAR há de comer o planeta Júpiter, mais dois de seus satélites. Infelizmente a visibilidade não era das melhores e eu abandonei a sessão antes da visualização de Vênus, que estava muito próximo de Júpiter.

- Encontre a solução para este problema básico no
capítulo 23, página 733 do livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, de autoria de Altineu Pires Miguens. 

- Detalhe, você poderá baixar gratuitamente o livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, aqui e o Almanaque Náutico Brasileiro para 2015 aqui.

- Feliz?

- O quê?!!!!

-  Ainda não se deu conta, que a Navegação Astronômica é o rei dos jogos?

- Alô! Acorda Alice!

Fernando Costa

Leia uma explicação para esta série de 30 posts clicando aqui.

*Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e é o quinto mais próximo do Sol.Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso junto com Saturno, Urano e Neptuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupiterianos ou planetas jovianos. Júpiter é um dos quatro gigantes gasosos, isto é, não é composto primariamente de matéria sólida.

*Vénus (português europeu) ou Vênus (português brasileiro) (AO 1990: Vénus ou Vênus) é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol (sua maior elongação é de 47,8°). Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Thumbnail for version as of 10:33, 6 March 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...