Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Calculando a altura verdadeira do Sol para condições atmosféricas excepcionais - 30 problemas básicos de Navegação Astronômica para você se divertir 14





PROBLEMA Nº 14 - CÁLCULO DA ALTURA VERDADEIRA DO SOL* PARA CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS EXCEPCIONAIS


No dia 14 de julho de 2015, hoje, um velejador solitário observou o limbo superior do Sol*, obtendo a altura instrumental ai = 08º 57,5'. Sabendo-se que a elevação do olho do observador era de 2,5 metros, que o valor do erro instrumental era ei = + 1,8', que a temperatura era de 35º C e a pressão atmosférica era de 1025 hPa (mb), determinar a altura verdadeira a, do nosso astro-rei.

- Encontre a solução para este problema-tipo* no
capítulo 22, página 722 do livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, de autoria de Altineu Pires Miguens. 

- Detalhe, você poderá baixar gratuitamente o livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, aqui e o Almanaque Náutico Brasileiro para 2015 aqui.

- Feliz?

- O quê?!!!!

-  Ainda não se deu conta, que a Navegação Astronômica é o rei dos jogos?

- Alô! Acorda Alice!

Fernando Costa

SOL* - O Sol (do latim sol, solis ) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.

A distância da Terra ao Sol é cerca de 150 milhões de quilômetros ou 1 unidade astronômica (UA). Esta distância varia com o ano de um mínimo de 147,1 milhões de quilômetros (0,9833 UA) no perélio (ou periélio) a um máximo de 152,1 milhões de quilômetros (1,017 UA) no afélio, em torno de 4 de julho. A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. Energia do Sol na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, direta ou indiretamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta. A energia solar também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra.

É composto primariamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.17

Possui a classe espectral de G2V: G2 indica que a estrela possui uma temperatura de... LINK

Leia uma explicação para esta série de 30 posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...