domingo, 12 de julho de 2015

Calculando a altura real da Estrela d'Alva - 30 problemas básicos de Navegação Astronômica para você se divertir 12







PROBLEMA Nº 12 - CÁLCULO DA ALTURA VERDADEIRA DE VÊNUS*, A ESTRELA D'ALVA

Um velejador solitário (elevação do olho = 2,0 metros) observou o planeta Vênus, vulgo "Estrela d'Alva", hoje, dia 12 de julho de 2015, obtendo a altura instrumental ai = 23º 43,7', sendo o erro instrumental do sextante ei = - 1.7'. Calcular sua altura verdadeira (a).


- Encontre a solução para este problema-tipo* no
capítulo 22, página 718 do livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, de autoria de Altineu Pires Miguens. 

- Detalhe, você poderá baixar gratuitamente o livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, aqui e o Almanaque Náutico Brasileiro para 2015 aqui.

- Feliz?

- O quê?!!!!

-  Ainda não se deu conta, que a Navegação Astronômica é o rei dos jogos?

- Alô! Acorda Alice!

Fernando Costa

*Vénus (português europeu) ou Vênus (português brasileiro) (AO 1990: Vénus ou Vênus) é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol (sua maior elongação é de 47,8°). Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Leia uma explicação para esta série de 30 posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...