Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 11 de julho de 2015

Calculando a altura da monstruosa estrela Antares - 30 problemas básicos de Navegação Astronômica para você se divertir 11







PROBLEMA Nº 11 - CÁLCULO DA ALTURA VERDADEIRA DA ESTRELA ANTARES*

Um navegante solitário mediu a altura instrumental da rubra estrela Antares* (ou se preferirem "α Scorpii" ou se preferirem "a rival de Marte"), obtendo o valor de 52º 26,0'. Sabendo-se que o erro instrumental do sextante é + 1,3' e que o olho do observador estava 2,5 metros acima do nível da* MAR no momento da observação, determinar a altura verdadeira do astro.

- Encontre a solução para um problema idêntico a este no
capítulo 22, página 717 do livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, de autoria de Altineu Pires Miguens.

- Detalhe, você poderá baixar gratuitamente o livro "Navegação Ciência e Arte", volume II, aqui e o Almanaque Náutico Brasileiro para 2015 aqui.

- Feliz?

- O quê?!!!!

-  Ainda não se deu conta, que a Navegação Astronômica é o rei dos jogos?

- Alô! Acorda Alice!

Fernando Costa

*Antares é uma estrela supergigante de classe M, com um raio de aproximadamente 800 vezes o raio do Sol. Se fosse colocada no centro do Sistema Solar, sua parte mais externa se encontraria entre a órbita de Marte e Júpiter. Antares está a aproximadamente 600 anos-luz (180 pc) da Terra. Sua luminosidade visual é de cerca de 10 000 vezes a do Sol, mas como a estrela irradia uma parte considerável de sua energia na parte infravermelha do espectro, sua luminosidade bolométrica é de 65 000 vezes a solar. A massa de Antares é de 15 a 18 massas solares. Esse tamanho grande e relativamente pouca massa dão a Antares uma densidade muito pequena.

Leia uma explicação para esta série de 30 posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...