Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 24 de maio de 2015

ROMBLON - 30 das 100 belas ilhas que pretendo visitar antes de morrer 24







ROMBLON

Romblon é uma ilha e uma província da região de MIMAROPA (ou região IV-B), nas Filipinas. A capital da província tem o mesmo nome. Um dos municípios da ilha, Banton é considerado o Centro Geográfico do país.


Geografia

A província de Romblon é formada por diversas ilhas do Mar de Sibuyan e fica ao sul da Provincia de
Quezon e de Marinduque, a leste de Mindoro, a norte de Aklan e a oeste de Masbate. As três ilhas principais são a própria Ilha de Ronblon, a de Tablas e de Sibuyan.

Economia local[editar | editar código-fonte]
Romblon é produtor de mármore de alta qualidade, comparável ao da Itália.

Situada no centro do arquipélago filipino, Romblon une as áreas de reaprovisionamento de Luzon, do arquipélago das Visayas e Mindanau. O aeroporto de Tugdan na ilha de Tablas está a somente 45 minutos dos distritos financeiros da Grande Manila. Há linhas marítimas diretas desde Manila, partindo dos portos de Batangas e Lucena (ambos ao sul da ilha de Luzon), o que intensifica o fluxo com a região industrial de CALABARZÓN, fazendo da província Romblon um lugar ideal para o abastecimento de bens diversos e operações da indústria leve. Romblon capitall e seu porto, Odiongan, são os centros de negócios e comércio da província.

Recursos naturais[editar | editar código-fonte]
Rombon apresenta uma vegetação exuberante e diversos recursos minerais. Além do mármore, as ilhas são ricas em granito, silício, níquel, zinco, mercúrio, prata, cobre, minério de ferro, calcário, argila, magnésio, quartzo e caulim. Há também jazidas de ouro em algumas pequenas bacias de rios de montanha em Magdiwang, na ilha Sibuyan. Os solos férteis abrigam grande variedades de culturas como coqueiros, milho, arroz, plátanos, raízes diversas, árvores frutíferas, s, cultivos de raíces, árboles frutales, videiras e outras. Romblon é também rica em pesca, pois as ilhas estão sobre um caminho migratório de muitas espécies de peixes que vêm dos mares de Sulu e de Visayas, passam pelo estreito de Tablas, pelo mar de Sibuyan e o passo de... LINK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...