domingo, 17 de maio de 2015

Ianô Maná - artista & navegante 2 - NEWS do mês de maio 5



Ianô Maná - velejador solitário e artista polivalente francês


- Boa tarde amigas e amigos leitores do oceânico serial-blog da Estrela.

- Não sei se vocês ainda se lembram, mas o português Eugénio Torrens foi o último e também o primeiro navegante & artista que entrevistei.


- Onde?


-  Sobre a ilha cabo verdiana de São Vicente.


- Pois bem nesta sexta-feira à noite, tive o prazer de entrevistar aqui no Rio de Janeiro, Ianô Maná, que além de navegante solitário é também

artista polivalente apaixonado pelo Brasil.

- Ianô Maná, acreditem se quiserem, além de navegar, fotografa, atua, pinta, compõe, canta, toca violão, flauta, percussão, cavaquinho e muito em breve saxofone.


- Eu já o havia entrevistado na qualidade de velejador solitário e agora tenho o prazer de fazê-lo na de artista.


- Leiam sua substancial entrevista e divirtam-se que foi só pra isso que nascemos neste mundo de Deus e do Diabo idem, ambas as palavras começando por D de dado, porque não sei.


Fernando Costa


ENTREVISTA do artista e velejador solitário francês Ianô Maná


Fernando - Quantas artes você pratica amigo Ianô Maná?


Ianô - Uma só, a arte-de-viver.


Fernando - Não entendi. Você não mostrou-me outro dia, em primeira mão, um samba de sua autoria em que toca cavaquinho, flauta e percussão?


Ianô  - Sim.

Fernando - E então?


Ianô - Quando a gente possui a chave da arte-de-viver, domina todas as expressões artísticas que desejar. 


Fernando - Isso que disse lembra-me do brasileiro Rui Barbosa, que quando lhe perguntavam quantos idiomas falava, costumava dizer que "falava todas as línguas vivas ou mortas". Mas diga-me, por favor, qual é a sua canção, compositor e cantor favoritos.


Ianô - Compositor e cantor - Jacques Brel, canção - "Amsterdam" de Jacques Brel.

Fernando - Gostaria de saber de que modo a* MAR influenciou suas obras de arte, já que você navega e mora há 18 anos a bordo de um barco à vela?


Ianô - A* MAR me inspira e influencia de todas as formas que você puder imaginar. Objetivamente pintei uma série de aquarelas azul-turquesa, essencialmente MARítimas, apinhadas de barcos à vela e compus uma canção em que falo da* MAR, com se fosse uma mulher. O que ela de fato é.


Fernando - Eu costumo dizer que vocês franceses, que entendem muito mais de MAR e de mulheres que nós brasileiros, sabem muito bem que a* MAR é feminino em tudo.


Ianô - Mas claro que é, nunca pude entender porque vocês brasileiros trocaram o gênero da* MAR. Um MAR masculino pra mim é um absurdo.


Fernando - Pra mim idem. Mas diga-me amigo Ianô, já que você gosta tanto do Brasil, quais mudanças sua passagem pelo Brasil operou em sua arte?


Ianô - Olha, antes de passar pelo Brasil eu estive na Àfrica e sinceramente não sei qual dos dois mais me influenciou, o Brasil ou a Àfrica, mas confesso, que a influência foi profunda e indelével.


Fernando - Porque seu pseudônimo é Ianô Maná?


Ianô - Maná vem do nome de uma cadela que tive e que era minha alma gêmea e Ianô vem de Jean que também pode ser Ian. 


 Fernando - Mas o que desejo saber é como esse Ian se transformou em Ianô?


Ianô - Ah, esse segredo posso contar não, imagine o que quiser.


 Fernando - Ok. Já que você também é pintor e fotógrafo, qual sua imagem favorita dentre todas as milhares que já viu.

Ianô - Tenho duas: o trevo de quatro folhas e a primeira fotografia da terra vista do espaço.


Fernando - Qual seu mais novo projeto artístico?


Ianô - Uma performance multimídia misturando música, artes plásticas e cênicas, sem esquecer da poesia ou seja pretendo reunir todas as formas de arte num só espetáculo.


Fernando - Qual sua definição particular de Arte Ianô Maná?

Ianô - Uma forma de respirar.


Fernando - Posso saber porque você gosta tanto das brasileiras?


Ianô - Simplesmente porque as brasileiras são as mulheres mais belas e charmosas que já vi até o presente. 


Fernando - Muito obrigado pela entrevista amigo Ianô, bons ventos e obrigado por tudo que você já me ensinou até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...