Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Sol mais a Estrela Polar - 30 questões do tipo "certo ou errado" sobre Navegação Astronômica 30




Diga-me colega navegante, qual das afirmativas abaixo está certa e qual está errada?

 (   )  a - Em Navegação Astronômica, o Sol e a estrela polar são os únicos astros habitualmente observados no meridiano. A estrela polar, por se situar praticamente
no Pólo Norte Celeste, mantém-se 
permanentemente nas proximidades do meridiano de qualquer observador, permitindo, assim, que a Latitude do navegante, no Hemisfério Norte, seja determinada com rigor, por ocasião dos crepúsculos matutino ou vespertino.

(   ) b - Em Navegação Astronômica, o Sol e a estrela polar são os únicos astros habitualmente observados no meridiano. A estrela polar, por se situar praticamente
no Pólo Sul Celeste, mantém-se permanentemente nas proximidades do círculo diurno de qualquer observador, permitindo, assim, que a Latitude do navegante, no Hemisfério Sul, seja determinada com rigor, por ocasião dos crepúsculos matutino ou vespertino.





2 comentários:

  1. Basta ler o capítulo 25 do livro "Navegação Ciência e Arte" de Altineu Pires Miguens que você encontrará respostas para todas as questões desta série amigo Oswaldo. Não sabia que você se interessava por Astronomia não. Maior surpresa. :)

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...