Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Pedacinhos de MAR - Introdução à série 30 "combinaisons" - quando os maiores filósofos do mundo falam de MAR (em francês) - NEWS do mes de fevereiro 1



Oceano Atlântico - 2013 - foto de Fernando Costa




- INTRODUÇÃO À SÉRIE 30 "COMBINAISONS" - QUANDO OS MAIORES FILÓSOFOS DO MUNDO FALAM DE MAR (EM FRANCÊS)

- Como vocês já sabem, prezados leitores deste oceânico serial-blog, velejei de Recife (Pernambuco)  a Salvador (Bahia) a bordo de um pequenino Brasilia 27 , chamado “Marola” em dezembro de 2014.

- O que vocês ainda não sabem é que
“GGE”,  o famoso “General Grego Epaminondas”, skipper do veleiro “Marola” gosta de filosofar, pessoa rara, nos obscuros tempos que correm, onde quase ninguém se interessa por filosofia, o que é de se lamentar.

- Pois bem, em homenagem a "GGE" e ao velejador suíço Walter Albatroz, que tive o prazer de entrevistar em Salvador, criei esta nova série de posts, em que combino 30 fotos de minha autoria com trinta citações/extratos de alguns dos mais importantes filósofos de todos os tempos e lugares.

- Será que vocês gostarão dessa nova série?

- Espero sem esperança que sim.

- Curiosidade1 - Os "pedacinhos de MAR" que ilustram os extratos foram fotografados por mim ao longo das minhas três últimas travessias do Atlântico (2013/2014) a bordo de sete veleiros diferentes.

- Curiosidade2: de todas as máximas que mestre GGE + eu discutimos durante a viagem, a minha favorita é, “simular loucura é de suma sabedoria”.

- Sabem quem proferiu essa maravilha, que eu ignorava?

- Sócrates.

- Será?

- Interessante é que Sócrates não disse que “simular loucura pode ser de suma sabedoria”.

- Mas sim, que “simular loucura é de suma sabedoria”.

- Forte isso, não?

- “Simular loucura é de suma sabedoria."

- Preciso pensar mais a respeito desta surpreendente máxima.

- Será que o amigo leitor já precisou fingir demência a bem da sapiência?

- Ei, lembrei-me que Hamlet-Filho simula loucura, enquanto investiga a morte de Hamlet-Pai, que teria sido assassinado por seu tio Claudio, que além de usurpar o reino da Dinamarca, teve a petulância de seduzir e casar-se com a rainha Gertrudes, ex-esposa do falecido Hamlet-Pai e mãe de Hamlet-Filho.

- Sábio Hamlet.

- Desesperado Hamlet.

- Pobre-rico Hamlet.

- Ah, ia me esquecendo de dizer que os textos desta nova série vão em francês.

- Porque?

- Porque procurei, procurei, mas não encontrei on line as obras, que desejava, de autoria dos filósofos citados nesta série, em português.

- Era importante encontrar os textos on line, porque todas as citações deveriam conter a palavra MAR.

- Conseguem imaginar quanto tempo eu levaria pra fazer essa pesquisa em livros-de-papel-real-3D?

- Viva a dupla dinâmica computador-internet!

Fernando Costa



serial-blog MVMA = MAR + VELEIROS + MEIO AMBIENTE 

CURIOSIDADE - Acredite se quiser, mas desde a inauguração deste blog, em 1º de julho de 2010, publicamos 100 posts por mês, todos os meses. Duvida? Então clique no arquivo do blog, bem no alto da coluna da direita e comprove. :)

Ano - 4 >>>>> Mês - 55 >>>>> Post nº 5.501

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...