Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 10 de janeiro de 2015

A deslumbrante ilha cabo verdiana de Santo Antão - Retrospectiva 2014 - 30 NEWS pra contar um ano de aventura 10




Santo Antão - Cabo Verde - foto de Fernando Costa


Publicado neste blog em 26/04/2014

A deslumbrante ilha cabo verdiana de Santo Antão

- Bom dia amigas e amigos leitores do blog MAR + MEIO AMBIENTE + BARCO À VELA.

- Posso saber o que foi que vocês fizeram durante a madrugada de
18 para 19 de abril de 2014?

- Sim, sim, estamos falando da última sexta-feira da paixão, seguida do sábado de aleluia.

- Eu?

- Eu naveguei até a belíssima ilha de
Santo Antão, que atravessei a pé entre Porto Novo e Paul.

- Emocionante.

- Longa aventura das mais exaustivas que já realizei, porque o prazer, todos sabem, cansa mais que o trabalho.

- Às 6 horas do sábado de aleluia cheguei à beira da enorme cratera do vulcão do Paul, cuja altitude atinge os 1.500 metros (dois do nosso Corcovado sobrepostos) e proporciona uma vista deslumbrante da ilha de Santo Antão, terra da minha simpática amiga "Jornalista Milú". 

 Ao contrario do que muitos pensam, a descida foi ainda mais dura que a subida, mas felizmente lá embaixo fui acolhido pelo numeroso clã Oliveira, antiga família cabo verdiana, que ofereceu-me as três coisas mais preciosas desse mundo:

primeira - um banho.

segunda - um prato de comida (peixe assado acompanhado de arroz + batatas cozidas cozidas, preparados com todo carinho pela gentil "Donana")

terceira - uma cama confortável pra se dormir.

Acordei bem cedo, domingo de manhã e caminhei até a divina MAR, através de um vale mais belo que a Terra Prometida dos judeus cristãos.

Agradeço a todos que me ajudaram a realizar mais essa aventura, em particular à Fast Ferry, à Naviera Armas e ao meu amigo Robson Oliveira, tripulante do “Barconauta” da Universidade Piaget, que já velejou até o Brasil por ocasião da regata do Descobrimento, no ano 2000.

Bem, com isto, minha coleção de ilhas oceânicas aumentou para 11 unidades.

Contem, por favor, comigo:

1 - Madeira
2 - Saint Martin
3 - Faial
4 - Pico
5 - Terceira
6 - São Miguel
7 - Porto Santo
8 - Tenerife
9 - Gran Canaria
10 - São Vicente
11 - Santo Antão

Isso, sem contar com as vinte ilhas da brasileira Costa do Sol, que se estende entre os paraísos de Arraial do Cabo e Búzios. 

Isso sem mencionar a também brasileira e paradisíaca Ilha Grande.

 Isso sem contar com a ilha de La Gomera, famosa escala de mestre Colombo, a poucos dias antes de descobrir a América. 

Isso sem mencionar a península de Gibraltar, que península é quase ilha, mas na verdade ilha não é.

Grande abraço a todos e até breve.

Fernando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...