Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Efeito estufa 2 (por culpa da queima de combustíveis fósseis) - "30 termos da trágica equação do "Verdadeiro Apocalipse"" 17


Leia uma introdução a esta série de posts clicando aqui.



Aumento da emissão de gases causadores do "Efeito Estufa" pela queima crescente de combustíveis fósseis.


Impactos Ambientais dos Combustíveis Fósseis
Poluição, segundo a lei nº 6.938/81, é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
>   Prejudiquem a saúde, a segurança e o
bem-estar da população.
>   Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
>   Afetem desfavoravelmente a biota (o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos. A biota da Terra abrange a biosfera).
>   Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente.
>   Lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

Acompanhe abaixo os impactos ambientais gerados pela utilização de cada tipo de combustível fóssil, começando pelo Petróleo.

No processo produtivo do Petróleo, em todos os seus segmentos, trabalha-se com riscos potenciais que causem poluição ambiental. Uma refinaria por exemplo, é responsável pela emissão de muitos poluentes, principalmente emissão atmosférica contendo óxidos sulfúricos e nitrogenados, enxofre, metais pesados, etc., além de outros resíduos.
No entanto, os registros indicam que o maior índice de acidentes no setor petrolífero ocorre durente o transporte das cargas, de forma que este segmento é merecedor de atenção redobrada no cumprimento de normas preestabelecidas.
Vazamentos de petróleo prejudicam de forma intensa e duradoura a vida marinha. Desde o fitoplâncton, base da cadeia alimentar oceânica, até as aves, todos sofrem nessas tristes ocorrências.
As manchas de óleo impedem ou diminuem a entrada de luz no mar, o que prejudica a fotossíntese dos vegetais, sobretudo o fitoplâncton; o óleo também impregna as penas das aves, matando-as por hiportermia, entope as vias respiratórias dos mamíferos, interfere nos químio-receptores de animais migratórios, deixando-os desorientados, o alcatão presente na composição do petróleo mata muitos seres marinhos e aves, afeta as atividades de quem vive da pesca e do turismo, promove, enfim, uma verdadeira... LINK



Leia uma introdução a esta série de posts clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...