Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Toda foto pra mim é espetáculo - 30 fotos de minha autoria comentadas, porque toda memória é fotográfica 15


Leia uma introdução a esta série de 30 posts clicando aqui


Atlântico Sul - proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha – 2014 – Foto de Fernando Costa


- Comentando (no post anterior desta mesma série de 30) sobre a foto que fiz das luzes vermelhas da marina de "Ocean Village" em Gibraltar, Reino Unido, lembrei-me desta nova e inédita foto que fiz a
bordo da escuna-de-casco-vermelho-que-não-orça "Madame La Miette", no primeiro dia de viagem, da curta travessia Fernando de Noronha-Recife.

- Mas não me perguntem que luz vermelha é essa, nem do que se trata a parte cinza da imagem que eu não saberei de jeito algum responder. 

- Pesquisei, pesquisei, olhei, olhei, mas sinceramente não me lembro do que se trata.

- Atualmente minhas fotos favoritas são sempre assim.

- Eu mesmo, que as fiz, ignoro seus referentes.

- Deve ser por isso que Sunsan Sontag costumava dizer que "uma foto é um mistério sobre um mistério".

- Esta foto constitui um duplo mistério.

- Mistério pro espectador e mistério pro autor.

- Se eu penso que esta foto é boa?

- Isso, no dizer popular da minha querida avó Balbina, já "são outros quinhentos".

- Se algum de vocês me explicar o que significa "boa foto" eu talvez possa lhes responder se esta foto é mesmo boa.

- Se quiserem saber, minha definição de foto boa é a seguinte:

- Foto que um determinado espectador considera boa ponto!

- Porque espectador e não observador?

- Porque pra mim, toda foto é espetáculo.

- Ah, a quem interessar possa, a foto acima foi feita exatamente às 19 h 31 do dia 02/06/2014.

- A menos de uma milha de Fernando de Noronha.

- Isso muda alguma coisa?

- Escrevi o texto que se lê acima dia 15/09/2014, dois dias depois porém, decifrei em fim minha foto.

 - Mas não conto do que se trata à amiga leitora de jeito nenhum. :)

- Segredo é segredo.


Fernando Costa

Leia uma introdução a esta série de 30 posts clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...