Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 28 de junho de 2014

A Praia do Bode - "Fernando de Noronha, a verdadeira Shangri-la" 28



Fernando de Noronha - maio de 2014 - foto de Fernando Costa

SAYONARA SALES (nascida em Recife, Pernambuco)

1 – O que você pensa de Fernando de Noronha?

Noronha é minha vida.

2 – Qual sua atração turística favorita em Fernando de Noronha e porquê?

A Praia do Bode, que fica próxima à Cacimba do Padre. É lá que encontro meus

amigos, num ótimo ambiente.

3 – Qual a sua ilhota favorita do arquipélago de Fernando de Noronha?

São José.

4 – O que você mais gosta de fazer em Fernando de Noronha, quando não está trabalhando?

Dormir.

Meu comentário

Fico me perguntando qual seria minha atração turística favorita em Fernando de Noronha. Sei não. Penso que pra começo de conversa, chamar os encantos de Noronha de "atração turística" é diminui-las... Temos de inventar um nome novo. Que tal "pérola-de-rara-beleza"? Qual minha "pérola-de-rara-beleza" favorita em Fernando de Noronha? Uma que poucos conhecem. Um certo mirante próximo ao farol branco, atualmente abandonado, no sul da ilha, à margem da trilha do Capim-Açú, que conheci graças à Gabriela Silva e o Aldir Leal. Obrigado amigos, por esse raro regalo. 


Fernando de Noronha na Wikipédia, a Enciclopédia Livre

Esportes 2

Todas as competições são organizadas pelo Conselho de Esportes de Fernando de Noronha, setor esportivo do governo distrital.

O futebol é praticado em Fernando de Noronha desde os tempos do Presídio Comum (que durou pouco mais de duzentos anos), ainda que fosse mais exercitado pelos militares da Força Policial de Pernambuco – responsável pelo comando – do que pelos presidiários, propriamente dito.

Na década de 1920, a chegada de estrangeiros - italianos e franceses - para cooperação técnica, incrementou o uso dos esportes - principalmente o futebol e o voleibol - como oportunidade de confraternização entre esses e a população, na sua maioria carcerária. Ainda assim, pouquíssimos presos tinham oportunidade de jogar.

A prática foi estimulada entre 1938 e 1942, quando implantou-se o Presídio Político da União, perdendo Pernambuco, "a título precário", seu poder sobre a... LINK


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...