Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 30 de junho de 2014

"A Esmeralda do Atlântico" - "Fernando de Noronha, a verdadeira Shangri-la" 30




Fernando de Noronha - maio de 2014 - foto de Fernando Costa


VERIDIANO DA SILVA (nascido em Fernando de Noronha)

1 – O que você pensa de Fernando de Noronha?

O lugar onde eu nasci. A minha terra. Um paraíso natural da humanidade. A esmeralda do
Atlântico.

2 – Qual o seu lugar favorito em Fernando de Noronha e porquê?

“A praia do Cachorro”, lugar onde meu pai me trazia pra brincar na década de 60, do século XX.

3 – Qual a sua ilhota favorita do arquipélago de Fernando de Noronha?

As ilhotas gêmeas dos “Dois Irmãos”.

4 – O que você mais gosta de fazer em Fernando de Noronha, quando não está trabalhando?

Passear de ônibus e tomar banho de MAR.


 
Meu comentário

Quero dizer a vocês, a título de epílogo, ao final desta série de 30 posts dedicados a Fernando de Noronha, que a realidade desse paradisíaco arquipélago brasileiro e pernambucano ultrapassou tudo que pude imaginar a respeito dele, durante o longo tempo que sonhei em conhece-lo. Agradeço do fundo do peito a todas as pessoas que me ajudaram a visitar e fotografar a "Esmeralda do Atlântico". :)


Fernando Costa




Fauna Marinha

O Arquipélago de Fernando de Noronha reúne sítios ecológicos específicos para uma fauna marinha exuberante, devido a sua posição geográfica distante do continente e bem no curso da Corrente Sul Equatorial, bem como quanto à natureza dos seus ambientes, fato comprovado em diversos trabalhos de pesquisa. Vários estudos ao longo dos anos levantaram as ocorrências de moluscos (168 famílias) , crustáceos (72 espécies), além de grande quantidade de peixes ornamentais residentes e cardumes migratórios sazonais.Alguns merecem seu destaque.

GOLFINHOS ROTADORES de FERNANDO DE NORONHA - 

Comuns em Fernando de Noronha, os golfinhos rotadores (Stenella longirostris), podem ser vistos do mirante da enseada do Carneiro da Pedra, turisticamente conhecida como Baía dos Golfinhos, ou durante um passeio de barco na área próxima à Baia. Diariamente ao nascer do sol, grupos de golfinhos rotadores deslocam-se para o interior da Baía, uma área de águas calmas e protegidas.

TARTARUGAS MARINHAS de FERNANDO DE NORONHA -

 Duas espécies de tartarugas marinhas freqüentam as águas do arquipélago. A "tartaruga verde" ou "aruanà" (Chelonia mydas), sobe as praias para desovar entre dezembro e maio, e a "tartaruga-de- pente" (Eretmochelys imbricata), que é uma espécie altamente ameaçada em outras partes do Brasil, devido a pesca para a utilização das vistosas e brilhantes placas de sua carapaça para confecção de armação de óculos, pentes e bijuterias, somente é encontrada em Noronha no ambiente marinho, não subindo às suas praias para desovar... LINK


2 comentários:

  1. Comentei no seu blog "oborboleta" volto aqui... Dia 01, torcemos contra a argentina.

    ResponderExcluir
  2. Eu li seu comentário no meu blog "O Borboleta". Mas diga-me, quem é você Anônimo e porque torceu contra a nossa irmã e vizinha Argentina, que eu tanto amo? :)

    ResponderExcluir

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...