Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Marinas com a linha do horizonte tombada - Velejando da ilha da Madeira (Portugal) à ilha de São Vicente (Cabo Verde), passando pela ilha de Tenerife (Espanha) - Diário Ilustrado - 20


- Leia uma introdução à esta série de posts aqui.



Atlântico Norte  – 3/2/2014 - Foto de Fernando Costa





Tem gente que não suporta minhas marinas com a linha do horizonte totalmente inclinada. Mas também tem gente que gosta. Eu gosto. E vocês, amigos leitores? Ha ha ha ha! Estou rindo aqui, porque lembrei-me que
o autoritário "Viking Lars" proibiu-me de fotografar assim, com o horizonte tombado. Doido não, o cão chupando manga... Quem? Eu ou "Viking Lars"? Os dois? :) 

Querem mais exemplos? "São Nuno", da providencial rádio Morabeza, aqui de Cabo Verde, gosta das minhas marinas com o horizonte adernado, já sua musa, a charmosa "jornalista Milú", que "São Nuno" confessou-me que seduziu graças à insistência, não gosta. E assim é a vida. Por melhor que você tente fazer uma coisa, tem sempre uns que gostam e outros que desgostam. Fazer o que?

- Detalhe curioso, transformei a linha do horizonte, da foto acima, na exata-diagonal-ascendente-do-paralelogramo-retângulo-do-campo-da-imagem. Perceberam? 

- A amiga leitora já tinha visto uma marina assim... tão... tão rara? Aposto que não! Ganhei?

- Alguém ainda se lembra da fórmula do comprimento da diagonal do retângulo? Raiz quadrada da soma dos quadrados dois lados, não é verdade? Só que tem um porém. No reino de Netuna, rola sempre um porém... Essa diagonal, é na verdade, um arco de círculo cujo centro é o olho do fotógrafo... Ligados? E aí como é que a gente faz pra calcular a medida linear deste arco de círculo chamado horizonte?

Fernando Costa

 SEGUNDO DIA DE VIAGEM - VELEJANDO DA ILHA DA MADEIRA (PORTUGAL) À ILHA DE SÃO VICENTE (CABO VERDE), PASSANDO PELA ILHA DE TENERIFE (ESPANHA)

- Leia uma introdução à esta série de posts aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...