Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Eugénio Torrens - artista & navegante - 1




Eugénio Torrens, navegante & pintor português, autor da exposição "Planeta MAR", que você poderá visitar até 31/MAR/2014 no Centro Cultural de Mindelo, sobre a ilha de São Vicente, Cabo Verde.



Boa noite amigas e amigos leitores do oceânico serial-blog da Estrela

Como vocês, que são bons observadores, já notaram, todos os posts que publico neste oceânico blog pertencem a uma antiga ou iniciam uma nova série.


Este, por exemplo, dedicado ao pintor lusitano Eugénio Torrens, que tive o prazer de

conhecer e entrevistar aqui em Mindelo, ilha de São Vicente é o primeiro da série "artista & navegante".

O simpático, talentoso e místico Eugénio Torrens, que possui dois belos veleiros, um chamado "Tempo Branco" e o outro "Planeta MAR" - título de sua atual exposição de pinturas no Centro Cultural de Mindelo - foi muito gentil com minha pessoa e com este blog idem, respondendo às dez perguntas que lhe fiz, de forma bem humorada, sincera e irreverente. Três adjetivos, que nós brasileiros tanto admiramos, não é verdade?


Leiam a surpreendente entrevista de mestre Eugénio Torrens e divirtam-se, que foi só pra isso que nascemos. Pra nos divertirmos a valer antes de "evaporarmos" pra sempre. Pois que arte, todos sabem, é brincadeira. Não brincadeira de adulto e sim de criança ou seja, brincadeira das mais sérias e divertidas desse mundo.


Espero que gostem.


Eu?

Eu adorei visitar a exposição "Planeta MAR", participar de sua agradável vernissage, entrevistar e conversar com o preclaro Eugénio Torrens. 


Fernando Costa


ENTREVISTA do pintor & velejador 
português Eugénio Torrens

Fernando - Se em vez de ser humano, você fosse uma criatura MARinha, qual delas seria?


Eugénio - Uma baleia


Fernando - Quais são seus pintores favoritos?


Eugénio - Juan Miró, Antonio Tapies e William Turner. 


Fernando - Você já correu perigo de vida velejando na MAR?


Eugénio - Sim, há 28 anos atrás, navegando a bordo de um trimarã de oito metros em companhia de um sobrinho que não tinha nenhuma experiência de MAR. Enfrentamos um temporal impulsionado por um violento vento de leste entre Faro e Cádis.


Fernando - Poderia falar-nos do seu processo criativo?


Eugénio - Eu sou um pincel nas mãos de Deus. O artista não sou eu. É ele. Tudo é sobrenatural. A única coisa que seria natural é o nada absoluto, a não-existência.


Fernando - Defina, por favor, a MAR com uma frase curta.


Eugénio - o planeta Terra é o "planeta Merda", eu prefiro o planeta MAR, que aliás é duas vezes maior que o planeta Terra.


Fernando - Se deus fosse ou for um artista, qual sua arte, sua obra prima e sua escola artística?


Eugénio - Deus seria um cineasta-faz-tudo (roteiro, direção, atuação, montagem) produzindo filmes em todos os gêneros: drama, comédia, aventura, policial etc. Sua obra-prima é "o planeta Merda". Sua escola, o Surrealismo. Diga-se de passagem, meus cineastas favoritos são Charles Chaplin, Alfred Hitchcock e Stantey Kubrick. Meu filme favorito do Kubrick é "Eyes Hide Shut". Detalhe, deus criou o mundo pra não morrer de tédio.


 Fernando - Qual seu futuro projeto artístico ligado à MAR?


Eugénio - Pintar sobre a praia de uma ilha deserta.


Fernando - Existe alguma coisa mais bela, inteligente e charmosa que um barco à vela?


Eugénio - Uma mulher, como mulher não é coisa, a minha resposta é não, não existe nada mais belo, charmoso, inteligente e sofisticado que um barco à vela. 


Fernando - Se você fosse deus, de que cor pintaria a MAR?


Eugénio - De negro.


Fernando - Houve algum pintor importante que pintou os grandes descobrimentos?


Eugénio - Deve ter havido, mas eu não me lembro do seu nome.


--------------------

Durante a aprazível conversa que seguiu-se a esta irreverente entrevista, Eugénio Torrens acompanhado de sua esposa Susana Castanheira enumeraram dez razões pra amar nosso querido Brasil e eu minhas dez razões pra amar nosso prezado padrinho Portugal.

DEZ RAZÕES DO CASAL SUSANA & EUGÉNIO PRA AMAR O BRASIL

1 - a música popular brasileira, em especial a Bossa Nova.

2 - nossa caipirinha

3 - nosso humor

4 - nosso imenso e diversificado território

5 - nosso modo (acento doce) de falar o português

6 - nosso cinema

7 - a beleza das brasileiras (essa foi o Eugénio quem citou)

8 - nosso misticismo

9 - nossa alegria

10 - nossa eterna Elis Rainha


MINHAS RAZÕES PESSOAIS PRA AMAR PORTUGAL

1 - o monumental poema "Os Lusíadas" de Camões que eu já li três vezes

2 - Fernando Pessoa, meu poeta favorito

3 - o irresistível grupo musical "Madredeus" com minha musa "Tereza Salgueiro" em cena, por favor

4 - os grandes descobrimentos (capítulo mais ousado da História Universal do planeta Terra)

5 - os excelentes vinhos portugueses

6 - minha ex-namorada portuguesa P. e minha amiga portuguesa L.

7 - o inesquecível Teatro Experimental de Cascais

8 - a saborosa culinária (não esquecer da doçaria por favor) portuguesa

9 - o paradisíaco arquipélago dos Açores

10 - a fabulosa ilha da Madeira, minha ilha favorita até o presente, dentre todas que conheço

Resultado do jogo

Portugal 10 x 10 Brasil

Tudo empate, tudo em casa. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...