Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vieiras à brasileira - culinária MARítima 4


Salve amiga visitante

- Diga-me, se não for segredo, você já saboreou, por acaso, "Vieiras à Brasileira"?
- Nem eu.
- Mas é este o prato que adoraria cozinhar hoje, pra festejar a passagem do ano novo, em companhia da minha querida "Estrela d'Alva", que voltou ao elemento líquido hoje à tarde, após um ano no seco.
- Infelizmente não vou fazê-lo.
- Porque? 
- Simplesmente porque não se encontram as benditas vieiras em Cabo Frio.
- Se algum de vocês aceitar minha sugestão e banquetear-se em companhia dos amigos, degustando um punhado de belas vieiras, por favor, faça-me um relato minucioso da aventura/ventura amanhã  ou depois de amanhã. Não podem imaginar do que é capaz o poder da minha imaginação. Mais um pedido. Não ultrapassem o tempo de fritura (3 mins), nem de cozimento (2 mins ) das delicadas vieiras, pra eu não me decepcionar com o resultado. Bom apetite e mais uma vez Feliz Ano Novo.

Receita de Vieiras à brasileira

Por Isabel Cristina

Ingredientes:

1/2 kg de vieiras frescas ou congeladas
Sal e pimenta do reino à gosto
1 1/4 xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho picados
4 tomates médios, cortados em rodelas
1 cebola grande, cortada em rodelas
1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de suco de limão
Pimenta malagueta ou molho de pimenta

Modo de preparo

Se as vieiras estiverem congeladas, descongele primeiro.
Tempere as vieiras com sal e pimenta do reino.
Coloque o azeite numa panela e aqueça bem.
Acrescente as vieiras e o alho e deixe fritar por uns 3 minutos.
Retire as vieiras e reserve.
Acrescente os tomates, a cebola e o coentro à panela.
Cozinhe tampado, por 5 minutos.
Retire e passe pelo liquidificador.
Recoloque na panela, acrescente as vieiras e deixe levantar fervura.
Cozinhe por mais 2 minutos.
Apague o fogo e junte o suco de limão e a pimenta malagueta, ou o molho de pimenta.

Rendimento: Para 4 pessoas.

link-da-receita

LINKS para os posts anteriores sobre CULINÁRIA MARÍTIMA:

lulas recheadas

lulas enfarinhadas

polvo à moda dos Açores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...