Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Didd do "Abadenn" - velejador solitário e blogueiro


link-da-imagem


Navegando na net, amigos, não me perguntem onde, que nem sei mais onde exatamente, encontrei o blog do francês Didd, que acabou de realizar uma aventura que me seduz: partir do continente e circunavegar uma ilha. O que eu acho incrível é que nenhuma pessoa, dentre as que cruzaram meu caminho aleatório até o presente, demonstrou possuir a "paixão das ilhas", que em mim virou febre, idéia fixa, obsessão.  Quando eu digo que circunaveguei todas as ilhas que se estendem ao longo da costa, entre Arraial do Cabo e Búzios, meus ouvintes simplesmente me olham indiferentes e nada comentam. Alguns bocejam, o que pra mim é intolerável. Mas o  cascudo marujo bretão Didd é uma excessão a esta regra. Didd ama a divina MAR, adora as charmosas ilhas e acaba de realizar (16 e 17 de setembro ) uma expedição em volta de um dos arquipélagos mais famosos do mundo. Famoso pelos perigos que oferece. Ventos fortes, correntes violentas e MAR quase sempre irada. Feia a coisa alí. Curioso pra conhecê-lo, amigo leitor? Curioso pra conhecer um dos mais cascudos arquipélagos do Planeta? Procure as "ìles de Glénan" na costa oeste da França. Navegue rumo a W. Passe pela ilha dos Carneiros. Vá além da ponta Penmarch. Veleje até a ilha de Sein. Ultrapassado o través da ilha de Sein? Sim? Tem certeza? Cuidado que ela engana. Se tem certeza que ultrapassou o través da ilha de Sein, assuma o rumo norte. Norte puro. 000, ligado? Isso, leme a meio, vai nessa e em breve você chegará a Conquet, em pleno coração da Bretanha, ponto de partida da pequena-grande viagem do corajoso Didd, que de Conquet foi a Ouessant, passando por Molène, portal de entrada do canal da Mancha.
Ler sobre a aventura marítima do Didd, amigos, trouxe-me à memória uma penca de boas lembranças:
Meu amigo Antoine Duguet, marujo bretão como o Didd.
Les Glénans, que me ensinou a perseguir a segurança aliada à elegância ao navegar.
Alfred Johnson e Howard Blackburn, que constam da minha lista dos maiores velejadores solitários de todos os tempos e lugares.
Gilliatt, meu verdadeiro herói, marujo-super-homem do canal da Mancha, do qual a ilha d'Ouessant é portal de entrada.
E pra terminar em grande estilo, os carismáticos gêmeos Berque.

Bons ventos Didd, pra você e pro seu intrépido "Abadenn"

 A lamentar na sua aventura, mestre Didd, só o fato da Gaëlle ter-lhe "dado bolo". Normal... Esquenta não. Mulher é assim mesmo. Na hora do "vamos ver", corre da raia. Aqui no Brasil elas nem querem ouvir falar de barco a remo ou à vela. Só gostam mesmo de automóveis, motos e na MAR, das insuportáveis lanchas. Culpa das novelas televisivas que operaram uma verdadeira lavagem cerebral nos brasileiros, ao longo dos últimos 50 anos. Coisa horrorosa, valorizar um invento, o motor, com o perdão da palavra motor, que está destruindo os dois patrimônios mais valiosos do planeta Terra, a água e o ar atmosférico.


Ei, só agora me dei conta que o Steve da "Spartina" e o Didd do "Abadenn" vivem praticamente sobre a mesma latitude, com o oceano Atlântico entre eles... No tempo da "Pangaea" eles seriam vizinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...